sábado, 19 de dezembro de 2009
TÁBUA RASA
Tabula rasa : Latim para "tábua rasa". Significa começar de novo, começar do zero...A Vida é feita de uma sucessão de ciclos que movimentam a nossa vida...uns bons, outros menos bons...e falhar não é vergonha nenhuma, desde que saibamos aprender e crescer com esses momentos menos bons.
O Ser Humano nasce «tábua rasa» que aos poucos se vai moldando pela família e sociedade, no dia a dia...e cabe a nós, com o nosso livre-arbítrio moldar a nossa tábua o melhor possível, escolhendo ir por este caminho e não por aquele...ao «livre-arbítrio» opõe-se o «determinismo», mas eu não acredito que o determinismo seja mais forte do que a nossa livre vontade de escolha. É verdade que tudo o que acontece tem uma causa e uma sequência de acontecimentos, mas que nós próprios definimos e traçamos...se eu não comer vou ter fome, se eu não olhar por onde ando posso cair num buraco...se eu não me esforçar no trabalho posso ser despedida...claro que há também as injustiças, as falências, a crise...factores que fogem do nosso controlo...e nestes casos muitas vezes a nossa vontade não é suficiente, mas é importantíssima para seguir em frente, com força.
Aproveita o Ano Novo para começar de novo, se for essa a tua vontade e alisar essa tábua.
Melhor do que sonhar é viver, passar dos planos aos actos e viver com alegria, esperança e optimismo! Muita Saúde!
Desejo que todos tenhamos a Humildade necessária para termos consciência de que somos "Eternos aprendizes" e assim é que a vida tem piada! Até sermos bem velhinhos haverá sempre mais a aprender e a descobrir :)
Desejo-te uma longa e emocionante aventura!
FELIZ ANO NOVO! FELIZ 2010!
FELICIDADES!
www.sainete.pt
All I Want For Christmas
Pois é, o tempo passa a voar e já aí está à porta o Natal!
Esta é uma época que inevitavelmente mexe com toda a gente, para uns uma época alegre, para muitos outros chega mesmo a ser depressiva.
É altura de nos lembrarmos de ser mais solidários; mais humanos; menos egocêntricos; proclamar a paz; o amor...mas é também uma altura de estar com a Família o que inevitavelmente traz à recordação os que já não estão entre nós e que reforça a vontade de demonstrar aos que cá estão o quanto os amamos embora que ao longo do ano muitas vezes falte tempo ou simplesmente sejamos desajeitados para demonstrações sentimentais. Porque é que tantas vezes é mais fácil dizer "odeio-te", do que "amo-te"? Ai o Ser Humano...
É uma época que nos faz quebrar um pouco as barreiras, e elevar o olhar um pouco além do nosso umbigo.
É também uma época de óbvio e absurdo consumismo e ao mesmo tempo que é muito bom mimar os que nos são queridos, há quem não tenha para comer, quanto mais...e isto faz-nos pensar no estado das coisas e é de facto depressivo...mas como não podemos mudar o mundo...podemos fazer o que está ao nosso alcance, muitas vezes um sorriso, uma palavra/atitude atenciosa e educada, um ombro e uma palavra amiga fazem a diferença...a Vida é feita de coisas simples, nós é que complicamos.
Mas...então na realidade o que está na génese da celebração do Natal?
A celebração do nascimento de Jesus.
Jesus nasceu em 25 de Dezembro, ou ao menos em Dezembro?
"Embora não seja impossível, parece improvável. A Bíblia não específica um dia ou mês. Um problema com Dezembro é que seria fora do comum que os pastores estivessem “pastoreando nos campos” nesse frio período do ano, quando os campos ficavam improdutivos. A prática normal era manter os rebanhos nos campos da Primavera ao Outono. Além disso, o inverno seria um tempo especialmente difícil para Maria viajar grávida pelo longo caminho de Nazaré a Belém (70 milhas).
Um período mais provável seria em fins de Setembro, no tempo da Festa dos Tabernáculos, quando uma viagem como essa era comumente admitida. Além do mais, crê-se (embora não seja certo) que o nascimento de Jesus foi próximo ao final de Setembro. A concepção de Cristo, contudo, pode ter ocorrido no final de Dezembro do ano anterior.
Isto significaria, então, que a sua concepção, não o seu nascimento, terá ocorrido no final de Dezembro. Além disso, pode perfeitamente ser que quando celebramos o nascimento de Cristo no chamado 'Natal', nós estejamos na verdade a celebrar a concepção miraculosa, o tempo em que o Pai enviou o Filho ao mundo, no ventre da virgem."
Porque é que celebramos o Natal em 25 de Dezembro, se não foi nessa data que Cristo nasceu?
"Essa data foi escolhida pela Igreja Católica Romana. Devido ao domínio de Roma sobre o mundo "Cristão" durante séculos, a data tornou-se tradição por toda a cristandade...
O significado original de 25 de Dezembro é que esse dia era um popular dia festivo de celebração do retorno do sol. No dia 21 de Dezembro ocorre o solstício de inverno(o mais curto dia do ano e assim um dia chave no calendário)e 25 de Dezembro era o primeiro dia no qual os antigos podiam notar claramente que os dias estavam a tornar-se maiores e que a luz do sol estava retornando.
Como ninguém sabe o dia certo do Nascimento de Jesus, a Igreja Católica sentiu-se livre para escolher essa data. A Igreja queria substituir o festival pagão com um dia santo Cristão. O método valia-se do facto de que é mais fácil tirar um festival mundano, mas tradicional, da população quando podemos substituí-lo com um bom festival. De outra forma, a Igreja teria deixado um vácuo onde antes havia uma tradição de longas datas, e arriscado-se a produzir descontentamento na população e um rápido retorno à prática pagã."
Bom, eu como atéia confessa, no que às religiões existentes diz respeito, vou aproveitar esta época sempre para estar com a minha Família, porque para mim o Natal é a Festa da Família.
Resta-me desejar o que se deseja a cada Natal que passa, aquela frase já muito usada e esfarrapada, quase que já desprovida de sentido, de tanto que é usada:
"Que seja "Natal" Todos os dias", no nosso coração!
E para vocês, o que é o Natal?
FELIZ NATAL!
Beijos
Sugestão de prendas baratinhas e úteis:
www.sainete.pt
sábado, 17 de outubro de 2009
O hábito de cuspir na rua
O que se passaria naquela cabecinha tosca? Estaria a treinar para algum campeonato nacional das cuspidelas para o chão?
É que por causa dos praticantes desta modalidade já algumas vezes tive de me desviar para não ser atingida por um dos projécteis. E o hábito de assoar para o chão? Ui...muito à frente no Ranking do nojento levado ao extremo.
É um hábito nojento que felizmente se vê cada vez menos porque cada vez mais pessoas têm noção de que é um acto de falta de higiene quando feito em público e é algo para fazer em privado, na casa de banho de cada um, no sítio próprio para.
Mas nem sempre escarrar no chão foi considerado um acto de manifesta má educação e desrespeito por quem está ao pé. Os antigos referiam-se a alguém que sabia comportar-se em sociedade dizendo que o SR. X ou Y sabia “cuspir na escarradeira”!
Era costume no século XIX mastigar tabaco nos convívios sociais e existiam pequenas peças de porcelana precisamente para o efeito da escarradela - as "escarradeiras".
Hoje em dia este objecto faz parte de museus e alguns antiquários.
Na China com a aproximação das Olimpíadas de 2008 o governo chinês começou a preocupar-se com a imagem que ía passar ao mundo. Como tal, começaram a espalhar cartazes pedindo aos cidadãos para não cuspirem ou atirarem beatas para o chão. Formaram equipas para se certificarem que as pessoas cumpriam esse pedido e se fossem apanhados, seriam obrigados pela polícia a limpar a escarreta do chão.
Cartazes afixados no centro de Pequim apelam para que as pessoas evitem cuspir no chão.

Voluntários prontos para combater o cuspe em Pequim.

A polícia comunista manda limpar o chão e recolher pontas de cigarro.

E em Portugal?
Encontrei a seguinte notícia na internet, é do jornal "JN":
"Em Matosinhos, quem for apanhado a cuspir para o chão na via pública fica sujeito a pagar uma multa entre 45 a 4500 euros.
Assim como quem urinar na rua ou bater tapetes ou toalhas da janela para a via. São as regras de higiene do Município.
Cuspir para o chão, passeios ou outros espaços públicos, urinar ou defecar na rua ou noutros locais não previstos para o efeito, sacudir ou bater cobertores, capachos, esteirões, tapetes, alcatifas, roupas e outros objectos das janelas, varandas e portas para a rua estão entre as dezenas de contra-ordenações identificadas no novo regulamento de resíduos sólidos do concelho. Todas sujeitas a multas entre os 45 e os 4500 euros (um décimo a dez vezes o salário mínimo nacional).
O regulamento, que define e estabelece as regras a que fica sujeita a gestão dos resíduos sólidos e a higiene pública do concelho de Matosinhos, já esteve em discussão pública, não tendo recebido qualquer sugestão, e será votado na segunda-feira pelo Executivo. Entra em vigor, após aprovação da Assembleia Municipal.
Os concelhos do Porto, Maia e Gaia também têm regulamentos de resíduos sólidos, embora nem todos tão exigentes como o de Matosinhos. No caso do Porto, também é considerado contra-ordenação cuspir para o chão e urinar na via pública. Em Gaia e na Maia, tais actos não constam das listas de prevaricações, embora em Gaia haja um regulamento específico dos parques e áreas naturais que determina uma coima para quem urine ou defeque fora do local apropriado.
Matosinhos vai mais longe com a proibição de bater tapetes e afins para a rua, "sempre que seja previsível que os resíduos deles provenientes caiam sobre os transeuntes ou sobre bens de terceiros, como automóveis, roupa a secar, pátios e varandas". Outra novidade é o impedimento de instalar aparelhos de ar condicionado nas fachadas de edifícios que vertam líquido para a via pública.
O regulamento municipal também impede "a utilização de fogareiros de carvão vegetal ou outro, para a confecção de alimentos na via pública, com prejuízo para o meio ambiente e saúde pública", o que face a outros municípios, é fora do comum. Ainda mais num concelho onde tradicionalmente se assam sardinhas à porta de casa ou do restaurante.
Através da leitura do artigo 47º do regulamento, o cidadão fica a saber tudo o que não pode fazer e a respectiva multa a que está sujeito se for apanhado a infringir as normas. A competência para a instrução dos processos de contra-ordenação e a aplicação de coimas pertence à Câmara.
Entre outras proibições, vale a pena ficar a saber que varrer detritos para a rua, lavar automóveis na via pública, riscar ou grafitar paredes de monumentos, prédios ou mobiliário urbano dá direito a uma coima de 45 a 4500 euros.
Algumas das coimas:
de 22,5 € a 90 € - deixar dejectos de canídeos ou outros animais na rua , excepto quando o dono é invisual, pode custar um quinto do SMN
de 225 € a 2250 € - pintar, reparar ou lavar carros na via pública e destruir ou queimar papeleiras dão coima de metade a cinco vezes o SMN.
de 900 € a 2250 € - utilizar fogareiros de carvão vegetal ou outro para confecção de alimentos na via pública, com prejuízo para o meio ambiente, dá coima de duas a cinco vezes o SMN.
de 22,5 € a 225 € - vazar águas de lavagens pode dar coima de um vigésimo até metade do SMN, tal como remexer nos resíduos dos contentores.
de 45 € a 4500 € - cuspir para o chão da via, passeios ou outros espaços públicos pode custar até 10 vezes o SMN, tal como urinar, varrer detritos ou sacudir tapetes para a rua"
Mas só em Matosinhos?!?!?! Bom por cá, em Lisboa, nunca vi nenhum polícia a multar ninguém por ter cuspido no chão, mas já vi vários polícias a cuspirem para o chão...e se em vez das multas fizessem como na China? Obrigar a limpar o que sujou? Isso é que teria muito sainete!
Claro que o que nos irrita não são só as cuspidelas, mas sobretudo a falta de educação e desrespeito que as pessoas têm umas pelas outras e basta andar na rua para termos vários exemplos ao longo do nosso dia: gente que passa à frente nas filas, cuspir no chão, cocó de cão por todo o lado, falta de civismo na condução...e por aí fora...cabe a cada um de nós fazer melhor, marcar a diferença e fazer sentir essa gente como espécimes raros e não nós pessoas civilizadas.
A polícia comunista manda secar o chão e recolher pontas de cigarro.

Os antigos referiam-se a alguém que sabia se comportar em sociedade dizendo que aquela pessoa sabia “cuspir na escarradeira”; afinal, era costume no século XIX mastigar tabaco nas reuniões sociais e nas casas mais requintadas era comum ter ao lado dos sofás e poltronas pequenas peças de porcelana com um estratégico furo para coletar os dejetos desse hábito questionável - a escarradeira, ainda possível de ser encontrada em museus e alguns antiquários. Os que tinham trato social sabiam da existência de tal objeto e o usavam para desfazer-se do tabaco mastigado; os que não conheciam os costumes em sociedade, acabavam cuspindo no chão - ou errando a mira na escarradeira.
Graças ao avançar dos tempos, essa diversão nada agradável aos olhos foi abolida dos salões e do cotidiano das pessoas, mas o hábito desagradável de usar o mundo como sua lixeira pública parece perseguir a humanidade.
sábado, 10 de outubro de 2009
HACKERS
O efeito óbvio deste discurso foram os diversos ataques registados pelos sistemas defensivos do Palácio de Belém.
Todos nós sabemos que os nossos computadores são potencialmente vulneráveis, mas nem por isso andamos por aí a alardear tal assunto...sob pena de tornar essa vulnerabilidade óbvia e notada, desafiando hackers e curiosos.
A alteração de informações num servidor, que é o "cérebro" informático de uma organização, pode causar danos irreparáveis.
Há aplicações que permitem copiar as informações contidas nos computadores a partir de aplicações que se tornaram vulgares e fazem parte do nosso dia-a-dia, como o Messenger, Skype, mirc...começa por um convite de alguém que pretende ser adicionado por nós...um suposto novo "amigo", que quando adicionado está programado para uma série de frases (conforme o destinatário seja homem ou mulher)...aguçada a curiosidade da vítima é envida uma foto. Ao clicar na foto nada aparece e a aplicação informática criminosa está activada e programada para fazer um scan constante do conteúdo do computador da vítima, incluindo email, dados bancários, senhas, contas, informações pessoais...é assustador, não é?
Logo, é importante tomarmos algumas medidas simples, como, nunca adicionar ninguém que não conheçamos. A vulnerabilidade a que estamos sujeitos é enorme, mas há algumas precauções ao nosso alcance, como ter antivírus, Firewall e fazer actualizações diárias.
Nem o GPS está livre da pirataria. Os Hackers conseguem aceder aos aparelhos e enviar mensagens que induzem em erro o utilizador, tais como trajectos errados ou mensagens persistentes e estranhas, do tipo de indicações de fecho de estradas devido a actos terroristas.
Os Telemóveis também não escapam. Podem ser alvo de descarregamento de saldos, envio de centenas de mensagens em pouco tempo...
Uma curiosidade:
Recentemente a página oficial do Campo Pequeno no Facebook, foi vítima de um ataque de hackers anti-touradas, que deturparam informação contida, informando sobre supostos cancelamentos.
Sobre isto e como todos temos direito à nossa opinião, ocorre-me dizer que nem tudo é mau...
domingo, 4 de outubro de 2009
Significado das Cores
Existe mesmo a Terapia pelas cores - A Cromoterapia "é a ciência que utiliza a vibração das cores do espectro solar para restaurar o equilíbrio físico-energético em áreas do corpo que apresentam alguma disfunção. As propriedades terapêuticas de cada cor vão agir nos campos energéticos que chamamos de Chakras, corrigindo e reactivando o campo vibratório celular.
A Cromoterapia é uma terapia holística por tratar o ser como um todo. Cada cor tem uma vibração específica, actuando desde o nível físico até níveis mais subtis. A aplicação de cada cor tem como finalidade suprir carências de determinadas vibrações energéticas no corpo e neutralizar o excesso de outras.
A vibração de cada cor pode ser introduzida no corpo através de alimentos, líquidos e sólidos solarizados, luz solar ou artificial, visualização de cores, roupas, ambientes, pedras e cristais.
A Cromoterapia trata de inúmeras disfunções orgânicas , tais como:
Pressão alta ou baixa, artero-esclerose, anemia, gastrite, úlcera, hepatite, hemorróidas, cálculos renais, Mal de Parkinson, cefaleia, bronquite, sinusite, conjuntivite e, até mesmo, queda de cabelo. Com o aparelho de Cromoterapia podem ser realizadas sessões, utilizando cores e procedimentos específicos para o tratamento de cada disfunção.
O USO TERAPÊUTICO DAS CORES
Vermelho - Aumenta a energia vital
Rosa - Activa a energia amorosa, elimina impurezas do sangue
Laranja - Proporciona maior alegria, jovialidade e libido, elimina gorduras em áreas localizadas
Amarelo - Desenvolve a criatividade, purifica o sistema e é benéfico para a pele. Amarelo forte fortifica o corpo e age em tecidos internos
Verde - Aumenta a capacidade física e mental. Verde forte anti-infeccioso, anti-séptico e regenerador
Azul - Acalma e equilibra, é analgésico, regenera as células dos músculos, nervos, pele e aparelho circulatório. O aazul forte lubrifica as juntas e articulações
Rosa forte - Age como desobstruidor e cauterizador das veias, vasos e artérias e elimina impurezas do sangue, coagulante e purificador da corrente sanguínea, limpa as correntes psíquicas
Violeta - Sedativo dos nervos motores e sistema linfático, cauteriza as infecções e inflamações
Dourado - concede a influência do Sol, dando ânimo e exaltação, representa a opulência e a riqueza.
Prateado - Concede a influência da Lua, proporciona mistério, magia, receptividade e uma natureza mais feminina.
Branco - Soma de todas as cores - representa inocência, pureza e paz
Preto - Ausência de cor - apesar de ajudar a esconder gordurinhas indesejáveis absorve a negatividade do ambiente e representa luto, tristeza e mistério."
Deixo aqui alguns exemplos de CORES E A SUA SIMBOLOGIA:
O Preto Está associado à ideia de morte, luto ou terror, no entanto também se liga ao mistério e à fantasia, sendo hoje em dia uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo. Significa também dignidade.
O Branco Associa-se à ideia de paz, de calma, de pureza. Também está associado ao frio e à limpeza. Significa inocência e pureza.
O Cinzento Pode simbolizar o medo ou a depressão, mas é também uma cor que transmite estabilidade, sucesso e qualidade.
O Bege É uma cor que transmite calma e passividade. Está associada à melancolia e ao clássico.
O Vermelho É a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder.
O Vermelho escuro significa elegância, requinte e liderança.
O Verde Significa vigor, juventude, frescor, esperança e calma.
O Verde-escuro está associado ao masculino, lembra grandeza, como um oceano. É uma cor que simboliza tudo o que é viril.
O Verde-claro significa contentamento e protecção.
"Verdes são os campos da cor do limão, assim são os olhos do meu coração", Cantava Camões.
É a cor da ecologia, que mais nos põe em contacto com a Natureza e a liberdade, e também a do relaxamento e naturalidade.
Mas o verde é também associado à inveja e ao ciúme, tal como "verde" é o novato inexperiente.
O Amarelo Transmite calor, luz e descontracção. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética, activa que transmite optimismo. Está associada ao Verão.
O amarelo é uma das cores dos citrinos, carregados de vitamina C, para fortalecer o seu sistema imunitário, e dos vegetais ricos em betacarotenos, antioxidantes que ajudam a proteger do cancro.
O Laranja É uma cor quente, tal como o amarelo e o vermelho. É pois uma cor activa que, significa movimento e espontaneidade.
O Azul É a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e subtileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores frias.
O Azul-escuro, é considerada uma cor romântica, talvez porque lembre a cor do mar, no entanto é uma cor que se associa a uma certa falta de coragem ou monotonia.
O Azul-claro significa tranquilidade, compreensão e frescura.
Dizem os especialistas que inspira tranquilidade e meditação.
Por que é que o céu é azul?
Foi Einstein quem deu a resposta. A luz solar é branca, assim uma junção de todas as cores. O azul é a cor com o comprimento de onda mais curto, logo, a que mais se dispersa quando contacta com o oxigénio e o azoto da nossa atmosfera.
O Castanho É a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.
O Roxo Transmite a sensação de tristeza. Significa prosperidade, nobreza e respeito.
O Lilás, Significa espiritualidade e intuição.
O Rosa Significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.
O Rosa-claro está associado ao feminino. Remete para algo amoroso, carinhoso, terno, suave e ao mesmo tempo para uma certa fragilidade e delicadeza. Está ainda associado à compaixão.
O Salmão Está associado à felicidade e à harmonia.
O Prateado ou cor prata é uma cor associada ao moderno, às novas tecnologias, à novidade, à inovação.
O Dourado ou cor ouro está simbolicamente associado ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.
E tu? Qual é a tua cor favorita e porquê?
A minha é o azul, porque é a cor do céu, do mar...transmite-me tranquilidade, paz...remete-me para uma praia com um lindo céu azul e o mar que se estende à minha frente. Associo esta cor ao Verão, a minha estação do ano favorita.
Consulta o nosso site de T-Shirts Eco-Friendly e escolhe a imagem e cor que te deixam com mais Bom humor/Boas energias e com muito sainete:
www.sainete.pt
Alimentos que nos ajudam a manter Jovens e Saudáveis
Os alimentos que nos ajudam nessa auto-regeneração das células são os que possuem elevada concentração de ómega 3, vitamina A, B, B12, C e E, selénio e ácido fólico.
O que são os ómega 3?
"Os ómega 3 são nutrientes com um protagonismo crescente, que estão intimamente relacionados com a enorme importância que assumem na manutenção da nossa saúde e na prevenção de doenças.
Ómega 3 - Um ácido gordo polinsaturado precioso.
Um ácido gordo (ou AG) é a unidade básica de constituição de um lípido ou gordura (assim como o tijolo é a unidade de construção de uma casa). Os ómega 3 são Ácidos Gordos PolInsaturados (ou AGPI), uma família de "gorduras" saudáveis essenciais à vida.
Os AGPI são constituintes naturais das gorduras animais e vegetais.
Há 2 famílias de AGPI: a família dos AGPI ómega 6 (de que é um exemplo emblemático o ácido linoleico) e a família dos AGPI ómega 3 (de que é um exemplo emblemático o ácido a-linolénico).
O nosso organismo não consegue sintetizar os ácidos linoleico e a-linolénico que são, por isso, denominados ácidos gordos essenciais (ou AGE) e têm que ser obtidos pela alimentação. A partir do ácido linoleico o nosso organismo consegue sintetizar os elementos da famíla ómega 6 e através do ácido a-linolénico consegue sintetizar os elementos da família ómega 3, sendo os mais conhecidos o EPA (ácido eicosapentaenóico) e o DHA (ácido docosahexaenóico).
Quais são as fontes de ómega 3?
São encontrados principalmente no fitoplancton (algas das profundidades oceânicas) e na gordura de peixe azul que deste se alimenta (salmão, arenque, cavala, anchova, etc.). Existem ainda em alguns azeites de origem vegetal (cártamo).
Porque são os ómega 3 tão importantes para a saúde?
As doenças cardiovasculares constituem, com as doenças cerebrovasculares, a principal causa de morte em Portugal. A sua instalação depende da acção nefasta de vários factores: alimentação incorrecta, hipertensão arterial (ou HTA), tabagismo, stress, obesidade, etc.. Os ómega 3 destacam-se entre os constituintes alimentares de maior importância na prevenção de problemas cardiovasculares, atendendo a que:
1. Previnem a aterosclerose porque:
* Baixam os triglicéridos e o "mau" colesterol (LDL), que predispõem a aterosclerose; e elevam o colesterol "bom" (HDL), que contraria o desenvolvimento desta doença;
* Têm um efeito anti-agregante, isto é, diminuem a adesão de células ou fragmentos de células (plaquetas, monócitos e células musculares) cujo ajuntamento propicia a formação de placa de gordura aterosclerose que é a característica típica da aterosclerose.
2. Actuam:
* Nos glóbulos vermelhos tornando o sangue menos viscoso;
* No tónus muscular relaxando as artérias e concorrendo para o abaixamento da tensão arterial;
* Previnem a arritmia cardíaca;
O risco de desenvolver doenças cardiovasculares é influenciado por factores genéticos, mas desempenham os estilos de vida um papel preponderante. Em indivíduos com susceptibilidade genética, o consumo regular de ómega 3 pode contribuir para a redução significativa dos riscos.
Para além da prevenção das doenças cardiovaculares, há ainda uma relação estreita entre uma dieta equilibrada em ómega 3 e a resistência a certas outras doenças:
* Inflamatórias
* Renais
* Dermatológicas
Ao contrário dos medicamentos exercem a sua acção preventiva actuando de formas diversas.
Quais são as doses diárias recomendadas de ómega 3?
Para efeitos profiláticos 400 mg/dia e para fins terapêuticos mais do que 1g/dia.
Quais as consequências da deficiência de ómega 3?
Uma deficiência de ómega 3 pode englobar uma grande variedade de patologias, incluindo doenças cardíacas, enfartes, acidentes cerebrovasculares, bloqueios dos vasos sanguíneos, cancro, diabetes, doenças da pele e alterações do sistema imunitário."
Legumes verdes e frutas
Devemos incluir cinco porções de legumes verdes e frutas na nossa alimentação diária. Este hábito reduz o risco de ataques cardíacos, cancro e diabetes.
Os legumes possuem grandes quantidades de Vitamina C e do grupo B, fibras insolúveis, betacaroteno e minerais, além de serem baixos em calorias.
Peixe
Devemos comer peixe pelo menos quatro vezes por semana. O peixe é uma fonte excelente de ácidos gordos ómega 3, Vitaminas D e B12, ferro e outros minerais. Destaque para o salmão, que para além de ser muito saboroso, ajuda a regularizar o nível de colesterol e a controlar a pressão arterial, reduzindo o risco de doenças do coração e arterosclerose.
Leguminosas
Proteínas e antioxidantes: É o que encontramos no feijão, soja, ervilhas, grão, lentinhas e favas. Ajudam a reduzir o nível de colesterol no sangue, agindo como antioxidantes.
Nozes
Para além de saborosas, são também ricas em ácidos gordos ómega 3 - poderoso antioxidante - , ácido fólico, vitamina E e B, magnésio.
Devemos comer todos os dias uma dúzia de nozes para satisfazer as nossas necessidades diárias de ácidos ómega 3.
Tudo deve ter um bom peso e medida, com uma boa dose de bom senso. A nossa alimentação deve ser o mais variada e equilibrada possível. E neste sentido podemos falar de alimentos que contribuem para manutenção da nossa boa saúde, desde que consumidos nas quantidades correctas. Podemos referir:
O Azeite - O consumo diário pode ajudar na redução do risco cardíaco, sendo também um antioxidante, devido à presença de ómegas 3 - CONTUDO, não devemos ultrapssar as duas colheres diárias.
Pão e massa - Ricos em Hidratos de carbono, fibras, Vitaminas e minerais. Os especialistas afirmam que deve constituir metade da nossa alimentação diárias. CONTUDO, e de preferência, devemos optar pelas versões integrais.
Ovos - Fonte de proteínas, vitaminas lipossolúeis A, D, E e do grupo B, e ferro. CONTUDO, não devemos ultrapassar os três por semana.
As vitaminas são nutrientes muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, evitando muitas doenças.
Não são produzidas pelo organismo, pelo que devem ser adquiridas através da ingestão de alimentos (frutas, verduras, legumes, carnes, etc). A um défice de vitaminas chamam "avitaminoses".
As vitaminas podem ser de dois tipos: hidrossolúveis (solúveis em água e absorvidas pelo intestino) e lipossolúveis (solúveis em gorduras e absorvidas pelo intestino com a ajuda dos sais biliares produzidos pelo fígado).
Aqui fica uma TABELA COM AS PRINCIPAIS VITAMINAS:
VITAMINA A
Funções:
. ajuda a fortalecer dentes e ossos;
. mantém a pele saudável;
. melhora o sistema imunológico.
Fontes:
espinafres, manteiga, leite, cenoura, sardinha, batata-doce, couve, alface, ovos, fígado, salsa.
O leite materno é rico em vitamina A e é o alimento ideal para crianças até dois anos de idade.
VITAMINA B12
Funções:
. Actua na produção de Glóbulos vermelhos;
. Participa na transformação dos alimentos em energia.
Fontes:
Fígado, leite e derivados, ovo, carne vermelha, peixes e aves.
VITAMINA C
Funções:
. Essencial para a formação do colagénio ("O colagénio é a proteína mais abundante do organismo e constitui cerca de 75% da pele, cabelo, unhas e tecido conjuntivo. Os níveis de colagénio diminuem a uma velocidade de 1.5 % por ano depois dos 25 anos de idade.
Estima-se que aos 40 anos de idade, o organismo deixa de produzir colagénio. O resultado são rugas e linhas finas, perda de elasticidade da pele,cabelo, unhas e articulações frágeis.
A própria cosmética, consciente desta perda, criou produtos cosméticos com base em colagénio. (Contudo e na minha opinião, nada como ingerir alimentos que nos fornecam colagénio, nomeadamente a gelatina, uma sobremesa deliciosa, saudável e pouco calórica.)
No corpo humano, o colagénio desempenha várias funções, como, por exemplo, unindo e fortalecendo os tecidos. Com o passar do tempo, o corpo pode sofrer algumas privações desta substância, principalmente na alimentação actual, muitas vezes carente de vitaminas e proteínas. Durante os primeiros anos até a puberdade, essas deficiências não são visíveis e nem mostram suas evidências. A falta de colagénio vai se tornar mais visível e notável quando o homem entra na fase da maturidade, fase em que há uma possibilidade maior dele sofrer fracturas com frequência. Também é nessa etapa da vida que começam a aparecer as rugas, pois a pele não tem mais a mesma elasticidade de antes;
. Ajuda na cicatrização e mantém saudáveis as gengivas;
. Auxilia na absorção do ferro;
. Fortalece os vasos sanguíneos.
Fontes:
Batata, bróculos, frutas cítricas, pimentão verde, melão, repolho e tomate.
VITAMINA B1
Funções:
. Fundamental no metabolismo (transformação do alimento em energia);
. Auxilia no crescimento, circulação sanguínea e sistema nervoso.
Fontes:
Carne de porco magra, frango, peixe, fígado, ovo, queijo, leite, berinjela, batata, amendoim, arroz, castanha, cereais integrais, ervilha, feijão, milho, nozes e semente de girassol.
VITAMINA B2
Funções:
. Aumenta a imunidade e age junto ao ferro na produção de Glóbulos Vermelhos;
. Ajuda na cicatrização de feridas e queimaduras;
. Mantém a saúde da visão.
Fontes:
cogumelo, abacate, amêndoa, semente de abóbora, fígado, carne vermelha, siri, peixes oleosos, ovo e lacticínios.
VITAMINA D
Funções:
. Absorve cálcio e fósforo, o que garante a saúde de ossos e dentes;
. Age na prevenção de osteoporose.
Fontes:
fígado, gema de ovo, leite, luz solar, manteiga, peixes gordurosos (arenque, salmão, sardinha e atum) e cereais.
VITAMINA E
Função:
Antioxidante que combate doenças e o envelhecimento precoce.
Fontes:
frutas secas, gérmen de trigo, grãos integrais (milho, arroz e trigo), óleos vegetais, sementes (avelã, amêndoa e girassol) e vegetais de folhas verdes.
VITAMINA K
Funções:
. Actua na coagulação sanguínea;
. Combate a osteoporose.
Fontes:
Alga marinha, bróculos, carne vermelha, cebola, couve-flor, fígado, iogurte, lacticínios, leite, óleos vegetais, ovo, e, soja e verduras de folhas verdes.
Bom, estes hábitos seriam sem dúvida o ideal, embora todos nós saibamos que muitas vezes o nosso ritmo de vida não permite uma alimentação tão saudável quanto o desejável(sendo que seria interessante levar comida de casa sempre que o nosso local de trabalho nos permite essa logística).
Devemos portanto tentar ao máximo seguir estas indicações durante TODA A VIDA e não somente quando temos rebates de consciência porque lemos um artigo como este ou porque nós ou um familiar/amigo teve alguma doença que nos colocou mais alerta.
A beleza vem de facto de dentro e depende em grande maioria dos alimentos que ingerimos, do respeito que temos pelo nosso corpo, de aprendermos a "ouvir" o nosso corpo, aquilo a que ele reage bem ou mal...
E para ornamentar toda essa Beleza interior nada melhor do que sentirmo-nos bem também com a nossa consciência e ter uma atitude com muito sainete, como usar T-Shirts Eco-Friendly. Visita o nosso site em:
www.sainete.pt
domingo, 13 de setembro de 2009
SOL – O ASTRO REI

É verdade que o Verão está no fim, os dias serão mais curtos, vai escurecer mais cedo, vem aí o frio, a chuva...mas também é verdade que vivemos num país privilegiado pelo seu clima. Temos muito sol durante grande parte do ano. Somos uns privilegiados, eu não consigo imaginar-me num País onde chove a maior parte do tempo...seria deprimente!
Aliás, sofro de uma espécie de "Depressão sazonal" sendo que em alterações bruscas de clima, em dias escuros, chuvosos, "tristonhos", eu própria fico mais tristonha.
A luz solar é um dos remédios que nos é dado pela Natureza que, na quantidade certa, pode contribuir para para uma melhor saúde e bem estar. Claro que, como todos sabemos, quando em excesso, pode provocar vários problemas de saúde, alguns deles potencialmente mortíferos, nomeadamente cancro de pele. Tudo necessita de um bom peso e medida.
Para além do aquecimento e luz que nos proporciona, o Astro Rei possibilita que as plantas realizem a fotossíntese; permite que o nosso corpo produza vitamina D. "A vitamina D habilita o organismo a assimilar o cálcio do intestino para o utilizar na construção de ossos saudáveis, evitando assim o raquitismo tanto em crianças como em adultos, e ajudando a prevenir a osteoporose. O organismo é capaz de fabricar vitamina D pela acção da luz solar sobre a pele. Para tal, é necessário expormos uma área equivalente aos braços e face durante 15 a 20 minutos diariamente."
A luz solar melhora a boa disposição das pessoas, produzindo uma sensação de alegria e bem‑estar. Por isso, durante os meses frios e sombrios de Inverno, tenta “apanhar” todos os raios de sol possíveis!
"Ajuda a dormir melhor – Em anos recentes foi descoberto que a melatonina, uma hormona “natural” produzida pelo corpo, pode melhorar o sono. Os níveis de melatonina atingem o seu máximo em crianças, e começam a diminuir a um ritmo lento mas constante durante a vida adulta. Isso pode explicar porque é que as crianças dormem muito melhor do que as pessoas mais velhas. O organismo regula cuidadosamente a produção de melatonina. O processo é maioritariamente controlado pelos ciclos de luz e escuridão. A produção óptima ocorre durante a noite, especialmente quando há uma boa exposição ao sol durante o dia. A luz artificial é um fraco substituto, tal como o são os suplementos fabricados. A glândula pineal, localizada no cérebro, é o “relógio” que regula este processo."
Deve ser por isto que depois de um dia de praia sinto aquele cansaço bom e durmo muito bem e profundamente.
Temos o hábito de colocar os cobertores e etc ao sol para arejar, exactamente porque a luz solar é um exterminador de germes muito eficaz.
A luz solar também pode ajudar a:
- Estimular o sistema imunitário;
- Aliviar a dor das articulações inchadas devido a artrite;
- Aliviar certos sintomas da Síndrome Pré-Menstrual;
- Baixar os níveis de colesterol no sangue.
Existem simuladores de Luz solar e tratamentos baseados nesta necessidade de luz, nomeadamente a Fototerapia "Na fototerapia, uma lâmpada fluorescente de pelo menos 2,5 mil lux (unidade de medida de luz) é colocada perto dos olhos da pessoa, sem que essa precise olhar diretamente para a lâmpada. As sessões duram cerca de 30 minutos por dia."
A exposição à fonte de luz artificial intensa é um tratamento comprovado para a depressão sazonal -que ocorre no inverno, quando o período de luz solar diminui. É frequente em países mais distantes do Equador, em que os dias se tornam muito curtos nos meses frios.
Existem também os Despertadores com Luz que são aparelhos que simulam o amanhecer e ajudam no tratamento tanto da Depressão Sazonal.
A título de curiosidade, em 2003 o artista dinamarquês Olafur Eliasson criou um Sol Artificial, que diminuiu o sofrimento de muitos londrinos que, aos milhares, diariamente visitaram a exposição na galeria Tate Modern.
Todas as estações do ano têm a sua beleza, o importante é saber aproveitar a parte boa de cada uma delas e ser Feliz!

A rota da LONGEVIDADE
Qual será o segredo destes centenários saudáveis?
VILCABAMBA, EQUADOR
Situado na região Sul do Equador em plena Cordilheira dos Andes, este local, também chamado «vale dos centenários», é conhecido pela longevidades dos seus habitantes.
Em Vilcabamba há pouca carne, pelo que a alimentação deste povo é composta sobretudo por milho integral, fruta e legumes. O segredo estará também na água pouco mineralizada do local.
Poderás saber mais sobre este País em
www.turismo.gov.ec
www.vilcabamba.org
HUNZA, PAQUISTÃO
O Vale Hunza fica situado nos Himalaias, no extremo Norte do Paquistão. A sua capital é Karimabad, conhecida pelo castelo Baltit, construído há 600 anos.
Este Povo vive a dois mil metros de altitude, na região dos Himalaias, onde o relevo não permite abundância alimentar. A alperceiro é uma das árvores principais e um fruto consumido todo o ano. A dieta deste povo é constituída essencialmente por fruta, legumes e cereais, sendo escassa em carne e gordura de origem animal.
A maioria dos alimentos são consumidos crus, o que é uma vantagem porque quando a cozedura é feita acima dos 40 graus já não restam vitaminas.
Sabe mais em
www.tourism.gov.pk
OKINAWA, JAPÃO
A ilha de Okinawa é o símbolo da longevidade a nível mundial. Esta ilha e não outra qualquer do arquipélago Japonês porque nela praticam a «redução alimentar». São pessoas que não consomem muito por razões rituais como o hara hachi bu que consiste em comer apenas 80 por cento do que se deveria. Esta redução alimentar coloca o organismo em acidose (estado metabólico em que a acidez dos fluídos e dos tecidos orgânicos fica elevada), ou seja, os cancros e vírus não têm um ambiente propício para se desenvolverem.
Têm uma alimentação diversificada, composta por frutos, legumes e muito pouca carne.
Outro bom hábito que potencia esta longevidade é o estilo e vida que têm, praticando actividades físicas como Tai-chi, Karaté, jardinagem...
Também os laços sociais são importantes para o bem estar mental, valorizando a tranquilidade e solidariedade.
Sabe mais em
www.pt.emb-japan.go.jp
www.ocvb.org.jp
E Portugal?
Temos tudo para ser Felizes. O clima (a exposição moderada ao sol ajuda a gerar vitamina D, que protege contra certas formas de cancro e outras doenças), a situação geográfica, a diversidade alimentar e até a própria cultura são trunfos do nosso país. Há que saber usá-los correctamente, tendo uma alimentação variada e equilibrada e aprender a relativizar os problemas evitando o stress.
Uma T-Shirt que faz electrocardiogramas

A inovação é Portuguesa e foi desenvolvida pelo Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro da Universidade de Aveiro. Uma T-Shirt que inclui eléctrodos e uma placa de gravação que efectua um electrocardiograma, enquanto fazemos desporto, trabalhamos, dormimos...Pode ser usada por pessoas saudáveis, nomeadamente desportistas e/ou em Hospitais por idosos e/ou pacientes .
O Vital Jacket é um sistema de monitorização de sinais vitais que neste caso junta a componente têxtil com micro-electrónica. É indicado para pessoas que necessitem de uma monitorização contínua ou frequente dos sinais vitais, com elevada qualidade.
Estes sinais são enviados para análise em tempo real para um PDA, utilizando tecnologia sem fios, ou gravados para análise posterior.
"Este sistema foi desenhado a pensar no conceito da Casa do Futuro que pretende incluir este tipo de monitorização on-line para idosos e/ou pacientes que necessitem de atenção especial em algum sinal vital. Este sistema pode ainda ser complementado com outros equipamentos como uma balança digital, um dispensador de medicamentos ou um medidor de pressão sanguínea. Todos estes equipamentos são integrados numa rede sem fios com uma ligação segura sobre a Internet para uma estação de monitorização onde médicos podem receber alertas e biosinais que necessitem de verificação. Este sistema foi já testado com sucesso em ambiente real no Hospital S. Sebastião em S. M. Feira, Aveiro."
Para mais informações, nomeadamente o preço, poderás consultar:
www.vitaljacket.com
E por falar em T-Shirts com muito sainete, consulta o site:
www.sainete.pt
Menus de Luxo ao alcance de todos
Democratizar o acesso a este tipo de Restaurantes é o conceito e o objectivo da iniciativa Restaurant Week que teve início há 16 anos em Nova Iorque e hoje em dia realiza-se em mais de 100 cidades mundiais.
Em Lisboa, a primeira edição decorreu em Maio, à qual aderiram mais de 20 restaurantes e foi um sucesso!
Para quem perdeu esta oportunidade, como eu, não percam a próxima edição, que terá lugar entre 8 e 18 de Outubro em Lisboa e 20 e 21 de Outubro no Porto.
Poderão ter acesso a estas iguarias por 20 euros, que dá direito a uma refeição com entrada, prato e sobremesa (bebida e café não incluídos...espero não apanhar um susto com o consumo destes)e ainda contribuis com um euro para uma causa social.
Poderás saber mais sobre esta iniciativa em
www.lisboa-restaurantweek.com
Muitos dirão "grande coisa, até parece que dar 40 euros por uma refeição a dois é uma autêntica pechincha" Não, não é... mas facilmente pagas esse preço num Restaurante normalíssimo e penso que vale a pena pela experiência.
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Há coisas com muito sainete
É muito provável que já tenhas recebido um e-mail ou vários com fotos alusivas ao trabalho espectacular de Julian Beever, conhecido como o "Picasso das Ruas", um artista inglês de Chalk art (Arte com giz) que cria desenhos tridimensionais utilizando giz. A técnica de projecção utilizada é conhecida como anamorfose. Esta técnica cria uma ilusão de óptica 3D quando a imagem é vista a partir de determinado ângulo e a pintura ganha vida, como num passo de magia. As fotos abaixo permitem-te ter essa percepção:


O realismo é tal que as pessoas desviam-se do suposto precipício ou buraco no chão ;)
Julian Beever trabalha para várias empresas como freelancer, criando murais em campanhas promocionais.
Os desenhos são minuciosamente projectados, milimetricamente executados. Pura matemática. Em média, o artista leva cerca de três dias para completar uma obra.
Ele já visitou vários países, tais como: Reino Unido, Bélgica, França, Holanda, Alemanha, Áustria, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Austrália e Brasil.
Também esteve em Portugal, eu infelizmente perdi a oportunidade de o ver. No dia 20 de Maio 2009, a Pepsi recebeu Julian Beever, conhecido internacionalmente como “the pavement Picasso”, no Largo de Camões, em Lisboa, para dar a conhecer a sua nova campanha de comunicação que tem como tema o acreditar que não existem limites. Durante quatro dias, Julian Beever transformou o Largo de Camões num atelier ao ar livre para criar uma obra de arte a três dimensões. Espaço OMD/Fuse e JCDecaux foram os parceiros da Pepsi nesta acção.
Podes conhecer mais do trabalho de Julian Beever, no Link abaixo:
http://users.skynet.be/J.Beever/pave.htm
E por falar em coisas com sainete, visita a nossa loja on line de T-Shirts:
www.sainete.com
A Tempestade na Quinta da Regaleira

No dia 30 de Agosto fui à Quinta da Regaleira ver "A Tempestade de William Shakespeare", encenada pela Companhia de Teatro Tapafuros, com tradução de Fátima Vieira e encenação de Rui Mário. Em cena na Quinta da Regaleira, em Sintra, de 2 de Julho a 13 de Setembro.
Quinta a sábado às 22h00
Domingo às 21h00
Aconselho vivamente! Para quem gosta de Teatro e para quem não gosta, heis uma boa oportunidade para começar a gostar...é um conceito completamente diferente, Teatro Volante, que vos vai surpreender.
Para quem conhece a Quinta da Regaleira e para quem não conhece...visita obrigatória...A Quinta é LINDA, um cenário idílico, cheio de magia...agora imaginem caminhar pela Quinta à noite num espectáculo volante!!!! Muuuuuuuuuuuito Sainete!
«A MATÉRIA QUE NOS COMPÕE É IGUAL À DOS SONHOS»
"Convidamos a embarcar rumo a ilha perdida
em cabo finistérreo, frondoso ...
a Regaleira transformada em cenário único nesta
terra, para a função que Próspero nos prepara
e oferece: O espectáculo do homem face
à natureza, a impotência daquele face à grande
Mãe.
Igualmente o compêndio das fraquezas humanas,
o descalabro moral em terras de ninguém, longe
do olhar que julga e condena. É um novo mundo,
um admirável novo mundo que se nos apresenta
aos olhos. Mas são os mesmos homens,
demasiado humanos, os que nele se perdem ...
A magia está no ar, correndo célere entre
o arvoredo, as ondas, os cumes rochosos.
Surpreende os meros mortais, altera-lhes
os passos, desvenda caminhos que nunca
poderiam ser imaginados.
Que A Tempestade comece ! "
Rui Mário
Que A Tempestade comece !!!
No início os actores simulam o naufrágio que dá início à narrativa da peça. Após a encenação do naufrágio fizemos uma caminhada nocturna pela Quinta com actores a expressarem-se guturalmente, camuflados no meio das plantas e da escuridão, a imitar sons de animais selvagens, pássaros, sons assustadores. Claro que nós público e caminhantes reagimos ora com expressões de susto, ora riso, incitados pelos grunhidos, começámos nós próprios a fazer sons também, aumentando ainda mais a sinfonia nocturna e aquele clima de mistério.
Por fim chegámos a uma arquibancada de madeira onde nos sentámos e onde se desenrolou o resto da peça. O chão à nossa frente representava a praia onde estavam os náufragos, a parte de cima a caverna onde Próspero vivia.
A Tempestade é tradicionalmente considerada a última peça escrita por Shakespeare, três anos antes da morte do dramaturgo..
Esta peça conta a história do Rei de Nápoles que manda o seu irmão, Sebastião e o seu Vassalo Gonçalo, organizarem um golpe de estado contra Próspero, Duque de Milão, e oferece o Ducado ao irmão deste, António. Próspero e a sua filha, Miranda, são poupados à morte por Gonçalo, que os abandona no mar com um bote e um mapa dos mares.
Chegados a uma ilha que se tornará a sua casa, Próspero conhece Ariel, um espírito, a quem pede que desencadeie uma tempestade para se vingar dos seus inimigos, que passam ao largo da ilha vindos do casamento da filha do Rei de Nápoles, com o Rei de Tunes. Todos naufragam e Fernando, o herdeiro do trono de Nápoles, apaixona-se por Miranda. Próspero castiga-o, mas ao tomar consciência do amor dos dois jovens, desiste da vingança, retomando o Ducado.
A tempestade é uma história de vingança e de amor.
Já tinha visto na Quinta da Regaleira uma outra peça, também encenada pela companhia Teatral Tapafuros - "A Folia" e ADOREI, daí ter tido vontade de repetir a experiência com outra peça "A Tempestade" e ter gostado bastante. Contudo, penso que esta encenação da "Tempestade", poderia à semelhança da peça "A Folia" ter tirado mais partido da magia imensa da Quinta da Regaleira, tornando a representação mais dinâmica, aproveitando os vários recantos para representação. Não todos, claro está, mas alargar um pouco o cenário e apesar de dar mais trabalho a nível logístico torna-se muito mais interessante.
Mas acho que este pormenor teve a ver simplesmente com o facto de a peça "Folia" pelo seu conteúdo proporcionar mais cenários.
Não percam, aproveitem, deixem-se levar pela magia...deixo só um conselho para que nada estrague a magia desta noite, não se esqueçam de levar um agasalho porque as noites em Sintra são frias...ah, e já agora, calçado confortável.
www.sainete.com
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
Direito à privacidade?
Senão, vejamos alguns exemplos do dia-a dia:
Somos filmados na via pública, nomeadamente pelos radares; vamos a uma loja ou levantamos dinheiro numa caixa Multibanco e somos filmados pela câmara de vigilância; no trabalho os que estão autorizados a utilizar a internet mesmo para fins particulares muitas vezes inibem-se de fazê-lo, sob pena de terem a sua vida devassada, pois fica tudo registado; a Via Verde regista as portagens onde passaste; os cartões de fidelidade de lojas registam os nossos gostos e hábitos, permitindo inferir sobre nós uma série de coisas; a menos que guardes o teu dinheiro debaixo do colchão, o teu gestor de conta ou qualquer funcionário do banco consegue ter acesso a uma série de informações sobre ti: quanto ganhas, onde trabalhas, no que gastas o teu dinheiro, os teus hábitos, gostos; recebemos facturas detalhadas em casa que são autênticos relatos da nossa vida; um exemplo pessoal é o facto de no trabalho ter de passar torniquetes usando um cartão com chip que regista a minha hora de entrada e de saída, se passo para ir ao w.c, hora de almoço...blá blá...no Open Space onde trabalho fico sentada a um metro de distância (se tanto) do colega do lado, o que não permite qualquer privacidade....enfim, são imensas as situações em que estamos mais expostos do que o desejável. E é bom não esquecer que o direito á privacidade é um direito reconhecido na Declaração dos Direitos do Homem e na constituição. É um pilar indispensável e basilar da dignidade Humana, que não é mais do que o direito à liberdade, decidir se queremos ou não expôr a nossa vida.
Para "ajudar à festa" Cavaco Silva promulgou ontem (dia 25/8/09) a Lei do Sigilo Bancário, que permite ao Fisco aceder às nossas contas "privadas" sem consulta prévia dos titulares, bastando para isso um contacto com o banco.
Com esta promulgação, o acordo com o banco UBS prevê que os bancos da Suiça possam divulgar os nomes dos titulares de contas no país, para evitar fugas ao Fisco. Os bancos devem também informar o Fisco sobre transferências para off-shores. Outra situação é a tributação a uma taxa especial de 60 por cento, dos acréscimos patrimoniais injustificados superiores a cem mil euros.
Mas o que nos levam a crer é que tudo isto é para o nosso bem e para que nos sintamos mais seguros, para caçar situações ilícitas...e a verdade é que inconscientemente e sem nos darmos conta, aos poucos lá vamos abdicando de mais um pouco da nossa privacidade, facultando dados privados para acesso a cartões de fidelidade com supostas vantagens e descontos; o conforto de não parar em portagens; a segurança de não andar com dinheiro na carteira...etc, etc...o que não falta são boas razões impingidas.
A Tecnologia é uma benção, representa o progresso, mas também potenciou em muito o uso abusivo dos nossos dados pessoais, que nós próprios facultamos e dizemos "façam o favor de entrar" sem ser preciso assaltarem-nos a casa!
domingo, 23 de agosto de 2009
Como usar aquele lenço lindo que tens na gaveta?
Recentemente comecei a ganhar gosto pelos lenços e écharpes, existem de várias cores, tecidos,feitios, com ou sem franjas, lisos ou estampados... São um óptimo complemento, podendo realçar uma camisa, vestido ou sweat, podem transformar uma roupa sem graça e sem vida em algo muito bonito e composto, sendo que a maneira como o usas vai coincidir com o teu estado de espírito, o look que procuras.
São usados no pescoço, nos ombros, na cabeça ou à cintura, os lenços e as écharpes estão na moda e poderão tornar-se numa mais-valia indispensável no teu guarda-roupa. Podem ser usados durante todo o ano possibilitando intermináveis aplicações. Há sempre um lenço adequado a cada situação: no trabalho, em ocasiões festivas ou até mesmo em passeios. Tira o máximo partido deste acessório.
Vais ficar ainda com mais sainete!
Ah e não te esqueças de conjugá-los com as T-Shirts da marca SAINETE. Visita a loja on-line em www.sainete.pt
Sim, porque a moda passa mas o estilo permanece.
Mas como usá-los?
Aqui ficam algumas dicas:
sábado, 22 de agosto de 2009
Quantos anos de VIDA tens?
Esta é a fábula de um viajante...e vou reproduzir o texto que encontrei na net, porque acho que vale realmente a pena partilhar. Espero que gostem! A mim tocou-me muito e dá que pensar:
"Era uma vez um viajante que, perdido, foi parar num pequeno vilarejo. Entrou num cemitério para buscar informações e não encontrou ninguém. Reparou então nas inscrições nas lápides e ficou intrigado: ‘Bento Teixeira, viveu 8 anos e 4 meses’, ‘Anita Pedreira, viveu 12 anos e 9 meses’, ‘Maria Carolina, viveu 15 anos e 8 meses’. Túmulo após túmulo ele ia ficando cada vez mais angustiado! ‘Este é um cemitério de crianças!’ pensou, até cair desolado ao constatar a quantidade de vidas abortadas tão cedo. ‘Que terrível tragédia aconteceu aqui? Só uma epidemia justifica tantas mortes prematuras.’
Sentado no chão, cabisbaixo e enternecido com tudo aquilo, quase não percebeu a presença de um velho homem que se aproximou e perguntou porque ele estava tão atormentado. Diante da explicação, o velho se senta ao seu lado e o conforta. ‘Não fique assim meu jovem. Todas estas pessoas morreram bem velhinhas. Acontece que temos um hábito nesta cidade. Todos aqui, desde que nascem, ganham um caderninho em que registram momentos de suas vidas em que viveram algum tipo de emoção’. Diante da estupefação do rapaz, o velho logo complementa:
‘Recebeu uma promoção? Por quanto tempo esta euforia tomou conta de você? Registra no caderno. Soube que ficou grávida? Quantas emoções decorreram desta notícia? Anota o tempo, mesmo que sejam meses ou dias. Seu pai faleceu? Por quanto tempo conviveu com a tristeza desta perda? Escreve no caderno. Aqui nós acreditamos que nossas vidas não devem ser medidas pelo tempo cronológico, mas pelo tempo que efetivamente vivemos. Quando alguém morre, ao invés de registrar na lápide sua idade cronológica, marcamos o seu tempo verdadeiro de vida’."
E tu? Quanto tempo achas que já poderias marcar no teu caderno?
Espero que muito!
Sê Feliz!
Atracção sexual pelo cheiro? Amor ao primeiro cheiro?
Um bom exemplo e que todos nós conhecemos é o do cão que se sente sexualmente atraído por uma cadela com o cio e consegue sentir a sua presença à distância, pelo odor.
As feromonas são responsáveis pela comunicação entre as mesmas espécies, nomeadamente para marcar terreno como fazem os cães através da urina. O terrível odor libertado pelas doninhas para repelir os inimigos é diz-se ser um tipo de feromonas. Algumas espécies de símios esfregam urina cheia de feromonas, nos pés de potenciais companheiros para os atraírem. Alguns cientistas acreditam que os animais (geralmente, o sexo feminino), como os insectos e mamíferos, enviam estes sinais químicos para dizer ao macho da sua espécie que os seus genes são diferentes dos deles. Esta diversidade genética é importante para produzir prole com melhores chances de sobrevivência. A própria indústria do perfume já se faz valer da presença de feromonas na composição de perfumes, como meio para o aumento da atracção sexual, sendo que obviamente estes odores têm origem animal. Ou seja, um perfume que para nós é agradável e cheiroso pode ter tido origem no sofrimento de animais!
Sabias que o almiscareiro tem uma glândula no seu ventre que segrega uma substância odorífera denominada almíscar?
s. m.
1. Animal asiático, da ordem dos ruminantes, que tem sob o ventre uma bolsa donde se extrai o almíscar.
Não vou pôr aqui imagens da tortura do animal, mas apenas uma foto para que tenhas noção de que animal estamos a falar e para que percebas a futilidade que é fazer os animais sofrer com o simples intuito de vender/usarmos um perfume!!!!!!!!!!!!
Uma Investigação da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) revela mais uma crueldade cometida com os animais.
O almiscareiro capturado fica até 15 anos na mesma posição, sendo manipulado apenas para que lhe seja retirado o líquido (almíscar) utilizado para produzir o perfume.
Muitos de nós usamos perfumes ou outros produtos que contêm esta substância sem saber ou pensar na sua origem!! A maioria dos perfumes usam almíscar (musk em inglês). Resta saber se de origem vegetal, sintética ou animal.
Acho que seria interessante entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente das empresas para saber..
Tenho a certeza que de futuro vais pensar duas vezes...ou ler duas vezes...antes de comprar qualquer produto...
Mas será que a atracção sexual nos seres humanos também se regula pelas feromonas?
A explicação evolucionista diz que, desde que a espécie humana se tornou bípede e deixou de farejar as suas presas junto do chão, o nosso olfacto foi-se reduzindo gradualmente em favor de uma visão apurada – mais útil para a caça quando se está na posição erecta.
Para teres uma ideia, o homem tem 5 milhões de células olfactivas, contra 200 milhões do cão e 80 milhões do gato. Logo, temos de facto menos capacidade para captar as feromonas segregadas pelo sexo oposto.
As feromonas são uma substância química produzida naturalmente pelos humanos. Elas são detectados e transmitidas pelo zona do cérebro hypothalamus, por um pequeno órgão no nariz denominado VNO. Nos homens e mulheres, este odor é libertado através das glândulas apócrinas, localizadas nas axilas, ao redor dos mamilos e na virilha (estes odores não são desagradáveis como o suor). As secreções apócrinas começam na puberdade com o desenvolvimento sexual e são diferentes entre os dois sexos.
Grande parte de nós não produz feromonas suficientes para estimular naturalmente uma resposta no sexo oposto. A quantidade de feromonas que produzimos são frequentemente destruídas pelo simples facto de tomarmos banho todos os dias, usarmos muita roupa, a poluição... tudo isto leva a que as feromonas passem mais despercebidas, disfarçando o nosso odor natural (que é necessariamente diferente de pessoa para pessoa).
De uma forma racional podemos dizer que sentirmo-nos ou não atraídos por um cheiro terá a ver com a memória olfactiva de cada um e com as associações que cada um faz a cada cheiro. Eu por exemplo tenho uma forte memória olfactiva infantil, talvez porque costumava passar as minhas férias na Aldeia, rica em muitos cheiros...o campo, a terra, a fruta, a lareira, as flores, o rio...cheiros que facilmente me transportam à minha infância.
Mas voltando à relação atracção/cheiro, porquê sentir atracção por aquele/a, e não outro/a qualquer? Afinal, nem tem nada de especial e o amigo é bem mais giro. Pois é, mas em matéria da química e da atracção, ninguém consegue perceber muito bem como as coisas funcionam...
No ramo das atracções as coisas funcionam, alheias nossa vontade, porque é inconsciente, é impulsivo.
Uma curiosidade que nos pode levar a crer que de facto existe uma estreita relação entre atracção sexual e o cheiro é o facto de as pessoas portadoras de Kalman, uma doença genética rara, cuja principal característica do distúrbio é a perda do sentido do olfatco, relatarem frequentemente perda de desejo sexual.
Vou colocar aqui um excerto que encontrei na net sobre a relação da pílula anticoncepcional e a percepção do cheiro do outro, que achei bastante curioso:
"A pílula anticoncepcional pode atrapalhar a mulher na hora de encontrar o seu par ideal, segundo um estudo britânico publicado nesta semana na revista “Proceedings of the Royal Society B”. Os hormônios confundiriam a habilidade natural da mulher de procurar homens geneticamente diferentes de si – o que pode resultar em dificuldade de engravidar e em abortos naturais.
Segundo os especialistas da Universidade de Liverpool, o odor corporal é um componente importante na escolha de um parceiro – e os genes que o controlam são os mesmos que também trabalham no sistema imunológico.
É por meio do cheiro, portanto, que, instintivamente, pessoas escolhem companheiros que tenham genes bem diferentes dos seus. O benefício disso é alto para a espécie. Quanto mais geneticamente diversos forem os pais, maior será a capacidade da criança de se defender de doenças. Portanto, quanto maior for a diversidade genética da espécie, mais forte ela será. ( Aqui está uma prova de que os opostos se atraem? )
A pílula anticoncepcional atrapalha o funcionamento desse delicado sistema. Segundo a pesquisa feita por Craig Roberts, mulheres que tomaram o contraceptivo inverteram o padrão e passaram a se sentir atraídas pelo cheiro de homens geneticamente parecidos com elas.
O resultado foi obtido durante um teste em que cem mulheres indicaram qual, dentre seis opções de odores masculinos, era o seu favorito – antes e depois do uso da pílula. As amostras foram tiradas de 97 homens. As mesmas mulheres que se sentiam atraídas por odores geneticamente distintos de si passaram a gostar dos cheiros parecidos logo depois que começaram a tomar os hormônios."
Perfumes
Portanto, na hora de escolher um perfume é preferível experimentar o aroma directamente na pele.
Um perfume é composto por notas de cabeça, notas de coração e notas de fundo. Isto porque cada nota tem o seu tempo de evaporação e, portanto, de duração na pele. Esta divisão tem como parâmetro a volatilidade das matérias primas e a nossa percepção delas através do tempo. (Entendendo por volatilidade a velocidade com que as fragâncias se difundem no ar).
Notas de Cabeça/Saída: É a primeira sensação que temos do perfume. São notas muito leves, voláteis e evaporam em até dez minutos após a aplicação. São notas constituídas por ingredientes como limão, cassis, notas verdes e pimenta.
Notas de Coração/Corpo : Como o próprio nome diz, são o coração, a alma e a personalidade do perfume. São sentidas assim que o perfume seca na pele.
Responsáveis pela personalidade e sucesso da fragância, demoram mais a evaporar. Conseguimos sentir estas notas uma hora após a aplicação e duram até quatro horas.
São notas constituídas por ingredientes como rosa, jasmim e violeta.
Notas de Fundo: Menos voláteis, por isso demoram mais a evaporar. São responsáveis pela fixação da fragância Sentem-se horas após a aplicação. É o último acorde do perfume a ser percebido, porque é o que permanece por mais tempo. São notas constituídas por ingredientes mais densos como resinas, madeiras e as de origem animal.
Podemos também classificar as fragâncias em famílias olfativas:
Cítrica:
Fragrância fresca, que leva normalmente ingredientes como limão, laranja, lima e bergamota (uma fruta não comestível). As fragrâncias cítricas são normalmente usadas nas notas de cabeça, sendo o primeiro cheiro percebido pelo olfacto e o primeiro a evaporar.
Frutas e flores:
São fragrâncias frescas, que vão bem durante o dia e Verão. As frutas predominantes são o abacaxi, maçã, pêssego e cereja. O lírio e rosa, assim como outras flores de aroma suave são as mais utilizadas.
Florais:
São perfumes mais românticos e delicados, constituídos por aromas como jasmim, violeta, gardênia, etc. As notas florais são muitas vezes usadas para notas de coração.
Madeira:
As notas de madeira são secas, quentes e elegantes. Patchouly, cedro, vetyver e sândalo formam o centro das composições.
Orientais:
São fragrâncias fortes que combinam com a noite. Harmonizam o calor das especiarias, como cravo e canela com essência de baunilha e notas balsâmicas e doces.
Cartão Jovem alargado aos 30 anos em 2010
Que te parece esta iniciativa?
Na minha opinião, sem dúvida interessante, principalmente para quem como eu ainda está dentro desta faixa etária e vai puder usufruir das vantagens deste cartão...mas dá que pensar...
Acho que a própria noção sociológica do conceito de juventude alterou-se devido à nossa realidade social, muito baseada no desemprego, o facto da emancipação económica dos jovens ser cada vez mais tardia, com estes a sair cada vez mais tarde de casa dos pais, bem como o prolongamento do seu período de estudos.
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.
O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.
E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.
Luís de Camões
Gorjeta: Sim ou não? Os Hábitos de cada País...
Como em tudo na vida, detesto sentir-me obrigada, pressionada a fazer algo...simplesmente porque sim, porque fica bem, porque é tradicão...BAH!
Acho que dar ou não esta gratificação deveria ser uma opção de cada um e não uma obrigação, como se verifica em alguns Países.
Dou, se realmente o serviço prestado fôr muito bom e pela simpatia e educação de quem me recebe (que não é mais do que a obrigação de qualquer profissional, inclusivé a minha, cuja única gartificação chama-se «ordenado») portanto, na minha opinião, um motivo que o justifique será mesmo se marcar pontos pela diferença.
PORTUGAL E ESPANHA
Não é obrigatório, mas os clientes satisfeitos com o serviço prestado costumam deixar gorjeta.
Nota: Não vale dar gorjeta só para livrares-te dos trocos. Uma quantia muito pequena pode ser considerado um gesto desagradável e neste caso é preferível não deixar nada.
FRANÇA
É absolutamente imprescindível deixar gorjeta ao empregado discretamente na mesa, excepto se existir uma indicação de proibição de gorjetas (pourboire interdit).
REINO UNIDO
Aqui segue-se a «regra dos 10%». Nos Pubs pode agradecer-se ao empregado oferecendo uma bebida, caso pretendas, dado que são zonas sem gorjeta.
PAÍSES GERMÂNICOS
Nos países Germânicos de língua alemã, deve seguir-se a «regra dos 10%». Muitos empregadores contam com o rendimento adicional vindo da gorjeta.
ITÁLIA
De acordo com o número de lugares e o pão distribuído na mesa para a entrada, os restaurantes Italianos cobram o coperto (gorjeta) incluído na conta final e portanto na factura.
ESCANDINÁVIA
Na Suécia, a gorjeta em hotéis, restaurantes e até táxis está incluída no preço
Nota: Na Dinamarca, a gorjeta não é um costume.
EGIPTO
A palavra Bakshish (gorjeta) é uma das mais usadas na comunicação entre locais e turistas, independentemente de ser um ajudante do hotel ou alguém a quem peças indicações na rua sobre o caminho.
TURQUIA
Os pequenos presentes são mais populares do que o dinheiro e, por vezes, os empregados recusam qualquer tipo de oferta.
EUA
A gorjeta habitual corresponde a 15%, por vezes a 20% do valor da conta. Também se usa a «pré-gorjeta» para conseguir a melhor mesa nos bares e restaurantes.
COSTA RICA; MALÁSIA; COREIA DO SUL; JAPÂO; CHINA; EMIRADOS ÁRABES UNIDOS; ILHAS FIJI; OMÂ
Esta tradição não se aplica nestes Países.
Teste de Sinestesia Auditiva
Uma pessoa Sinestésica olha para esta imagem e ouve um som , numa percepção sensorial cruzada.
Figura de linguagem
Sinestesia é uma figura de estilo ou semântica que relaciona planos sensoriais diferentes. Tal como a metáfora ou a comparação por símile, são relacionadas entidades de universos distintos.
Exemplos de sinestesias:
* Indefiníveis músicas (audição), supremas harmonias de cor (visão) e de perfume (olfato).
* Horas do ocaso, trêmulas, extremas, requiem do Sol que a dor da luz resume.
* Os carinhos (tato) de Godofredo não tinham mais o gosto (paladar) dos primeiros tempos." (Autran Dourado)
* O brilho macio do cetim." (visão + tato)
* O doce afago materno." (paladar + tato)
* Verde azedo." (visão + paladar)
* Aroma gritante." (olfato + audição)
* O delicioso aroma do amor" (Paladar + Olfato)
* Beleza áspera" (Visão + tato)
Teclado sinestésico, segundo o compositor Alexander Scriabin.
SINESTESIA - Muuuuito sainete!
(grego sunaísthesis, -eos, sensação simultânea, percepção simultânea)
Sabiam que há pessoas que conseguem ver cores nos números, grafismos, cheiros, paladares, em músicas, etc?
Bizarro? Doença? Não...de facto não é comum...mas considero que seja simplesmente mais uma capacidade sensorial inata num grupo algo restrito de pessoas...pessoas com uma extrema sensibilidade...privilegiados!
Uma pessoa Sinestésica pode por exemplo associar uma côr a um nome, (Por exemplo, pode associar ao nome Joãoa a côr "preto", logo, para uma pessoa Sinestésica "João" nunca seria um nome que fica bem a uma pessoa Loura, mas sim morena...por aí fora...)
"Não me recordo do teu nome, mas lembro-me da tua côr..., como é que te chamas?"
Este pode ser um comentário feito por um sinestésico...automáticamente pensariamos...esta pessoa é alucinada ou está armada em excêntrica...
Nem todos vêem o mundo da mesma maneira. A partir do estímulo de um cheiro, som, número, ou de uma letra, há quem veja cores. Os sinestésicos sentem-se privilegiados com esta percepção do mundo e acrescentam que não queriam ver o mundo a preto e branco como os restantes...
Imaginem ter uma capacidade sensorial extra e apurada que nos permitisse ouvir música e os acordes serem percebidos como cores ou sentir a música com o tacto, porque se sente picadas e vibrações no corpo, ver letras e números que evocam cores diferentes, ou paladares com cores, é algo que à partida pode parecer estranho. Estas pessoas não são alucinadas, são sim pessoas com uma extrema sensibilidade...
Considera-se que uma, em cada duas mil pessoas, têm esta característica, a sinestesia.
Sinestesia (do grego συναισθησία, συν- (syn-) "união" ou "junção" e -αισθησία (-esthesia) "sensação") é a relação de planos sensoriais diferentes: Por exemplo, o gosto com o cheiro, ou a visão com o olfato. O termo é usado para descrever uma figura de linguagem e uma série de fenômenos provocados por uma condição neurológica.
De facto, sou mais da opinião dos Românticos que viam os sinestésicos como pessoas de percepção elevada, próximos do Divino e numa vanguarda da espiritualidade humana.
Contudo, efectivamente, o que distingue os sinestésicos da maioria, é uma "disfunção cerebral "que leva a que um, ou mais sentidos, se misturem aquando da exposição a um estímulo, o que acontece a toda a hora , a todo o instante, sendo que a sinestesia pode ser auditiva ou visual.
Tonificação
3º PASSO: A fase seguinte é a tonificação, utiliza um tónico adequado ao teu tipo de pele, ou simplesmente água de rosas. Desta forma estarás a retirar a sujidade que ainda persista e a refrescar a pele.
Poderás experimentar o AWARENESS MILD & REFRESHING FACIAL TONIC , também da RITUALS...um tónico facial suave e refrescante
|
|
Utilização: Aplicar com a ajuda de um disco de algodão sobre a pele limpa do rosto e do pescoço.
Não te esqueças do pescoço e do decote que são frequentemente negligenciados. Estando estas partes do corpo igualmente expostas também precisam de cuidados.
- Outra boa escolha é o LIPOACID Remover , a pensar na limpeza diária da tua pele e na prevenção das primeiras rugas. (`À venda em farmácias)
Características:
LIPOACID Remover é um sistema de limpeza, 2 em 1, prático e eficaz, que limpa como um leite de limpeza e refresca como um tónico, para além de possuir igualmente uma acção anti-oxidante, característica da linha LIPOACID.
LIPOACID Remover é constituído por, Água Destilada de Elicrísio, Vitamina C e Ácido Hialurónico, exercendo por isso, uma acção anti-oxidante e hidratante, que prepara a pele para a aplicação de LIPOACID Intensivo.
LIPOACID Remover, é uma solução activa de limpeza, "oil free", não agressiva, que remove a sujidade à superfície da pele, bem como a maquilhagem. LIPOACID Remover está igualmente indicado na zona do contorno dos olhos. Pode ser removida com água ou simplesmente com um algodão. Deixa a pele brilhante e com uma tonalidade mais clara e uniforme.
Indicações:
- Na limpeza e desmaquilhagem da pele (todos os tipos de pele, mesmo na oleosa)
- Igualmente indicado na zona de contorno de olhos
- Passa o tónico com um pouco de algodão. Deixa o tónico secar e sente a pele a absorver o líquido.