sábado, 22 de agosto de 2009

Perfumes

De certeza que já ouviste falar que o aroma de um perfume muda consoante a pessoa que o está a usar. Esta mudança deve-se ao facto de cada pessoa ter um cheiro característico devido à excreção do suor pelas glândulas sudoríparas écrinas e apócrinas. Quando aplicas um perfume na pele este passa a cheirar de acordo com o odor da tua pele e do perfume, o que será necessariamente diferente de pessoa para pessoa.

Portanto, na hora de escolher um perfume é preferível experimentar o aroma directamente na pele.

Um perfume é composto por notas de cabeça, notas de coração e notas de fundo. Isto porque cada nota tem o seu tempo de evaporação e, portanto, de duração na pele. Esta divisão tem como parâmetro a volatilidade das matérias primas e a nossa percepção delas através do tempo. (Entendendo por volatilidade a velocidade com que as fragâncias se difundem no ar).

Notas de Cabeça/Saída: É a primeira sensação que temos do perfume. São notas muito leves, voláteis e evaporam em até dez minutos após a aplicação. São notas constituídas por ingredientes como limão, cassis, notas verdes e pimenta.


Notas de Coração/Corpo : Como o próprio nome diz, são o coração, a alma e a personalidade do perfume. São sentidas assim que o perfume seca na pele.
Responsáveis pela personalidade e sucesso da fragância, demoram mais a evaporar. Conseguimos sentir estas notas uma hora após a aplicação e duram até quatro horas.
São notas constituídas por ingredientes como rosa, jasmim e violeta.


Notas de Fundo: Menos voláteis, por isso demoram mais a evaporar. São responsáveis pela fixação da fragância Sentem-se horas após a aplicação. É o último acorde do perfume a ser percebido, porque é o que permanece por mais tempo. São notas constituídas por ingredientes mais densos como resinas, madeiras e as de origem animal.





Podemos também classificar as fragâncias em famílias olfativas:



Cítrica:
Fragrância fresca, que leva normalmente ingredientes como limão, laranja, lima e bergamota (uma fruta não comestível). As fragrâncias cítricas são normalmente usadas nas notas de cabeça, sendo o primeiro cheiro percebido pelo olfacto e o primeiro a evaporar.

Frutas e flores:
São fragrâncias frescas, que vão bem durante o dia e Verão. As frutas predominantes são o abacaxi, maçã, pêssego e cereja. O lírio e rosa, assim como outras flores de aroma suave são as mais utilizadas.

Florais:
São perfumes mais românticos e delicados, constituídos por aromas como jasmim, violeta, gardênia, etc. As notas florais são muitas vezes usadas para notas de coração.

Madeira:
As notas de madeira são secas, quentes e elegantes. Patchouly, cedro, vetyver e sândalo formam o centro das composições.

Orientais:
São fragrâncias fortes que combinam com a noite. Harmonizam o calor das especiarias, como cravo e canela com essência de baunilha e notas balsâmicas e doces.

2 comentários:

  1. São dotados de uma complexidade que desconhecia, embora saiba que a arte química que está por detrás da sua criação é vasta.

    Um perfume pode tornar-se marca muito pessoal de algué e já me aconteceu lembrar de uma pessoa ao passar por alguém que usava o seu aroma.

    Já te aconteceu o mesmo?

    ResponderEliminar
  2. Já pois, embora o cheiro de um perfume numa pessoa possa ser muito agradável e noutra não ter nada a ver...e nem é pelo sentimento que temos pela pessoa...é mesmo pelo simples facto do perfume reagir de maneira diferente em cada pele.

    ResponderEliminar