sábado, 19 de dezembro de 2009
All I Want For Christmas
Pois é, o tempo passa a voar e já aí está à porta o Natal!
Esta é uma época que inevitavelmente mexe com toda a gente, para uns uma época alegre, para muitos outros chega mesmo a ser depressiva.
É altura de nos lembrarmos de ser mais solidários; mais humanos; menos egocêntricos; proclamar a paz; o amor...mas é também uma altura de estar com a Família o que inevitavelmente traz à recordação os que já não estão entre nós e que reforça a vontade de demonstrar aos que cá estão o quanto os amamos embora que ao longo do ano muitas vezes falte tempo ou simplesmente sejamos desajeitados para demonstrações sentimentais. Porque é que tantas vezes é mais fácil dizer "odeio-te", do que "amo-te"? Ai o Ser Humano...
É uma época que nos faz quebrar um pouco as barreiras, e elevar o olhar um pouco além do nosso umbigo.
É também uma época de óbvio e absurdo consumismo e ao mesmo tempo que é muito bom mimar os que nos são queridos, há quem não tenha para comer, quanto mais...e isto faz-nos pensar no estado das coisas e é de facto depressivo...mas como não podemos mudar o mundo...podemos fazer o que está ao nosso alcance, muitas vezes um sorriso, uma palavra/atitude atenciosa e educada, um ombro e uma palavra amiga fazem a diferença...a Vida é feita de coisas simples, nós é que complicamos.
Mas...então na realidade o que está na génese da celebração do Natal?
A celebração do nascimento de Jesus.
Jesus nasceu em 25 de Dezembro, ou ao menos em Dezembro?
"Embora não seja impossível, parece improvável. A Bíblia não específica um dia ou mês. Um problema com Dezembro é que seria fora do comum que os pastores estivessem “pastoreando nos campos” nesse frio período do ano, quando os campos ficavam improdutivos. A prática normal era manter os rebanhos nos campos da Primavera ao Outono. Além disso, o inverno seria um tempo especialmente difícil para Maria viajar grávida pelo longo caminho de Nazaré a Belém (70 milhas).
Um período mais provável seria em fins de Setembro, no tempo da Festa dos Tabernáculos, quando uma viagem como essa era comumente admitida. Além do mais, crê-se (embora não seja certo) que o nascimento de Jesus foi próximo ao final de Setembro. A concepção de Cristo, contudo, pode ter ocorrido no final de Dezembro do ano anterior.
Isto significaria, então, que a sua concepção, não o seu nascimento, terá ocorrido no final de Dezembro. Além disso, pode perfeitamente ser que quando celebramos o nascimento de Cristo no chamado 'Natal', nós estejamos na verdade a celebrar a concepção miraculosa, o tempo em que o Pai enviou o Filho ao mundo, no ventre da virgem."
Porque é que celebramos o Natal em 25 de Dezembro, se não foi nessa data que Cristo nasceu?
"Essa data foi escolhida pela Igreja Católica Romana. Devido ao domínio de Roma sobre o mundo "Cristão" durante séculos, a data tornou-se tradição por toda a cristandade...
O significado original de 25 de Dezembro é que esse dia era um popular dia festivo de celebração do retorno do sol. No dia 21 de Dezembro ocorre o solstício de inverno(o mais curto dia do ano e assim um dia chave no calendário)e 25 de Dezembro era o primeiro dia no qual os antigos podiam notar claramente que os dias estavam a tornar-se maiores e que a luz do sol estava retornando.
Como ninguém sabe o dia certo do Nascimento de Jesus, a Igreja Católica sentiu-se livre para escolher essa data. A Igreja queria substituir o festival pagão com um dia santo Cristão. O método valia-se do facto de que é mais fácil tirar um festival mundano, mas tradicional, da população quando podemos substituí-lo com um bom festival. De outra forma, a Igreja teria deixado um vácuo onde antes havia uma tradição de longas datas, e arriscado-se a produzir descontentamento na população e um rápido retorno à prática pagã."
Bom, eu como atéia confessa, no que às religiões existentes diz respeito, vou aproveitar esta época sempre para estar com a minha Família, porque para mim o Natal é a Festa da Família.
Resta-me desejar o que se deseja a cada Natal que passa, aquela frase já muito usada e esfarrapada, quase que já desprovida de sentido, de tanto que é usada:
"Que seja "Natal" Todos os dias", no nosso coração!
E para vocês, o que é o Natal?
FELIZ NATAL!
Beijos
Sugestão de prendas baratinhas e úteis:
www.sainete.pt
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Olá! Antes de mais, bem vinda de volta! Passo aqui com frequência e já cá estavam a faltar os teus artigos. Têm sido sempre um misto de informação, cultura e da reflexão que fazes sobre todo o género de temas do dia-a-dia.
ResponderEliminarEm relação ao Natal, mantiveste a "promessa". É bom lembrares-nos do que ele é realmente, quer em termos históricos, quer em significado. Nada tem a vêr com a Popota ou com a Leopoldina.
O Natal é, acima de tudo, Amor.
Um beijo grande...