domingo, 13 de setembro de 2009

A rota da LONGEVIDADE

Os povos do Equador, Paquistão e Japão são conhecidos pela sua longevidade.
Qual será o segredo destes centenários saudáveis?


VILCABAMBA, EQUADOR

Situado na região Sul do Equador em plena Cordilheira dos Andes, este local, também chamado «vale dos centenários», é conhecido pela longevidades dos seus habitantes.


Em Vilcabamba há pouca carne, pelo que a alimentação deste povo é composta sobretudo por milho integral, fruta e legumes. O segredo estará também na água pouco mineralizada do local.

Poderás saber mais sobre este País em

www.turismo.gov.ec

www.vilcabamba.org


HUNZA, PAQUISTÃO

O Vale Hunza fica situado nos Himalaias, no extremo Norte do Paquistão. A sua capital é Karimabad, conhecida pelo castelo Baltit, construído há 600 anos.

Este Povo vive a dois mil metros de altitude, na região dos Himalaias, onde o relevo não permite abundância alimentar. A alperceiro é uma das árvores principais e um fruto consumido todo o ano. A dieta deste povo é constituída essencialmente por fruta, legumes e cereais, sendo escassa em carne e gordura de origem animal.
A maioria dos alimentos são consumidos crus, o que é uma vantagem porque quando a cozedura é feita acima dos 40 graus já não restam vitaminas.

Sabe mais em
www.tourism.gov.pk


OKINAWA, JAPÃO

A ilha de Okinawa é o símbolo da longevidade a nível mundial. Esta ilha e não outra qualquer do arquipélago Japonês porque nela praticam a «redução alimentar». São pessoas que não consomem muito por razões rituais como o hara hachi bu que consiste em comer apenas 80 por cento do que se deveria. Esta redução alimentar coloca o organismo em acidose (estado metabólico em que a acidez dos fluídos e dos tecidos orgânicos fica elevada), ou seja, os cancros e vírus não têm um ambiente propício para se desenvolverem.

Têm uma alimentação diversificada, composta por frutos, legumes e muito pouca carne.

Outro bom hábito que potencia esta longevidade é o estilo e vida que têm, praticando actividades físicas como Tai-chi, Karaté, jardinagem...
Também os laços sociais são importantes para o bem estar mental, valorizando a tranquilidade e solidariedade.

Sabe mais em
www.pt.emb-japan.go.jp

www.ocvb.org.jp


E Portugal?

Temos tudo para ser Felizes. O clima (a exposição moderada ao sol ajuda a gerar vitamina D, que protege contra certas formas de cancro e outras doenças), a situação geográfica, a diversidade alimentar e até a própria cultura são trunfos do nosso país. Há que saber usá-los correctamente, tendo uma alimentação variada e equilibrada e aprender a relativizar os problemas evitando o stress.

Sem comentários:

Enviar um comentário