sábado, 10 de outubro de 2009

HACKERS

Heis um tema que não é novo, mas está na ordem do dia, após o discurso do nosso presidente da República, Professor Aníbal Cavaco Silva.
O efeito óbvio deste discurso foram os diversos ataques registados pelos sistemas defensivos do Palácio de Belém.

Todos nós sabemos que os nossos computadores são potencialmente vulneráveis, mas nem por isso andamos por aí a alardear tal assunto...sob pena de tornar essa vulnerabilidade óbvia e notada, desafiando hackers e curiosos.

A alteração de informações num servidor, que é o "cérebro" informático de uma organização, pode causar danos irreparáveis.

Há aplicações que permitem copiar as informações contidas nos computadores a partir de aplicações que se tornaram vulgares e fazem parte do nosso dia-a-dia, como o Messenger, Skype, mirc...começa por um convite de alguém que pretende ser adicionado por nós...um suposto novo "amigo", que quando adicionado está programado para uma série de frases (conforme o destinatário seja homem ou mulher)...aguçada a curiosidade da vítima é envida uma foto. Ao clicar na foto nada aparece e a aplicação informática criminosa está activada e programada para fazer um scan constante do conteúdo do computador da vítima, incluindo email, dados bancários, senhas, contas, informações pessoais...é assustador, não é?
Logo, é importante tomarmos algumas medidas simples, como, nunca adicionar ninguém que não conheçamos. A vulnerabilidade a que estamos sujeitos é enorme, mas há algumas precauções ao nosso alcance, como ter antivírus, Firewall e fazer actualizações diárias.

Nem o GPS está livre da pirataria. Os Hackers conseguem aceder aos aparelhos e enviar mensagens que induzem em erro o utilizador, tais como trajectos errados ou mensagens persistentes e estranhas, do tipo de indicações de fecho de estradas devido a actos terroristas.

Os Telemóveis também não escapam. Podem ser alvo de descarregamento de saldos, envio de centenas de mensagens em pouco tempo...

Uma curiosidade:
Recentemente a página oficial do Campo Pequeno no Facebook, foi vítima de um ataque de hackers anti-touradas, que deturparam informação contida, informando sobre supostos cancelamentos.

Sobre isto e como todos temos direito à nossa opinião, ocorre-me dizer que nem tudo é mau...

1 comentário:

  1. Conheci um hacker que se gabava de ter infiltrado a rede do aeroporto de Lisboa. Um dia introduziu-me num site de moda, na base de dados das modelos. Tive acesso a toda a informação. Numeros de telefone, moradas, medidas, etc. Aquilo pareceu-me errado e saí sem olhar para a informação. Há limites que devem ser respeitados. Porém, se for contra as touradas, apoio.

    ResponderEliminar