sábado, 22 de agosto de 2009

Gorjeta: Sim ou não? Os Hábitos de cada País...

Qual e a tua opinião sobre a «gorjeta»? Costumas dar?

Como em tudo na vida, detesto sentir-me obrigada, pressionada a fazer algo...simplesmente porque sim, porque fica bem, porque é tradicão...BAH!

Acho que dar ou não esta gratificação deveria ser uma opção de cada um e não uma obrigação, como se verifica em alguns Países.

Dou, se realmente o serviço prestado fôr muito bom e pela simpatia e educação de quem me recebe (que não é mais do que a obrigação de qualquer profissional, inclusivé a minha, cuja única gartificação chama-se «ordenado») portanto, na minha opinião, um motivo que o justifique será mesmo se marcar pontos pela diferença.

PORTUGAL E ESPANHA
Não é obrigatório, mas os clientes satisfeitos com o serviço prestado costumam deixar gorjeta.
Nota: Não vale dar gorjeta só para livrares-te dos trocos. Uma quantia muito pequena pode ser considerado um gesto desagradável e neste caso é preferível não deixar nada.

FRANÇA
É absolutamente imprescindível deixar gorjeta ao empregado discretamente na mesa, excepto se existir uma indicação de proibição de gorjetas (pourboire interdit).

REINO UNIDO
Aqui segue-se a «regra dos 10%». Nos Pubs pode agradecer-se ao empregado oferecendo uma bebida, caso pretendas, dado que são zonas sem gorjeta.

PAÍSES GERMÂNICOS
Nos países Germânicos de língua alemã, deve seguir-se a «regra dos 10%». Muitos empregadores contam com o rendimento adicional vindo da gorjeta.

ITÁLIA
De acordo com o número de lugares e o pão distribuído na mesa para a entrada, os restaurantes Italianos cobram o coperto (gorjeta) incluído na conta final e portanto na factura.

ESCANDINÁVIA
Na Suécia, a gorjeta em hotéis, restaurantes e até táxis está incluída no preço
Nota: Na Dinamarca, a gorjeta não é um costume.

EGIPTO
A palavra Bakshish (gorjeta) é uma das mais usadas na comunicação entre locais e turistas, independentemente de ser um ajudante do hotel ou alguém a quem peças indicações na rua sobre o caminho.

TURQUIA
Os pequenos presentes são mais populares do que o dinheiro e, por vezes, os empregados recusam qualquer tipo de oferta.

EUA
A gorjeta habitual corresponde a 15%, por vezes a 20% do valor da conta. Também se usa a «pré-gorjeta» para conseguir a melhor mesa nos bares e restaurantes.

COSTA RICA; MALÁSIA; COREIA DO SUL; JAPÂO; CHINA; EMIRADOS ÁRABES UNIDOS; ILHAS FIJI; OMÂ
Esta tradição não se aplica nestes Países.

3 comentários:

  1. Diz o meu pai que há muitos anos atrás, em Portugal haviam casas em que o ordenado dos empregados era apenas a gorjeta.

    Os costumes à volta da mesma são diferentes geográficamente e têm-se alterado com o passar do tempo.

    ResponderEliminar
  2. BigBrother disse...
    Concordo que é bom receber gorgeta, mas não deixo de pensar na forma como o dinheiro fala mais alto e não gosto disso.
    Sei que sempre o dinheiro falará mais alto, mas sou um tolo que continua a acreditar nas pessoas. Acredito valer mais um gesto sentido que uma moeda plagiada..

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida. Um sorriso, a simpatia, um gesto simpático podem animar bem mais um dia do que uma gorjeta!

    ResponderEliminar