quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Direito à privacidade?

Vivemos todos os dias como num BIG BROTHER, muitas vezes sem nos dar-mos conta.

Senão, vejamos alguns exemplos do dia-a dia:

Somos filmados na via pública, nomeadamente pelos radares; vamos a uma loja ou levantamos dinheiro numa caixa Multibanco e somos filmados pela câmara de vigilância; no trabalho os que estão autorizados a utilizar a internet mesmo para fins particulares muitas vezes inibem-se de fazê-lo, sob pena de terem a sua vida devassada, pois fica tudo registado; a Via Verde regista as portagens onde passaste; os cartões de fidelidade de lojas registam os nossos gostos e hábitos, permitindo inferir sobre nós uma série de coisas; a menos que guardes o teu dinheiro debaixo do colchão, o teu gestor de conta ou qualquer funcionário do banco consegue ter acesso a uma série de informações sobre ti: quanto ganhas, onde trabalhas, no que gastas o teu dinheiro, os teus hábitos, gostos; recebemos facturas detalhadas em casa que são autênticos relatos da nossa vida; um exemplo pessoal é o facto de no trabalho ter de passar torniquetes usando um cartão com chip que regista a minha hora de entrada e de saída, se passo para ir ao w.c, hora de almoço...blá blá...no Open Space onde trabalho fico sentada a um metro de distância (se tanto) do colega do lado, o que não permite qualquer privacidade....enfim, são imensas as situações em que estamos mais expostos do que o desejável. E é bom não esquecer que o direito á privacidade é um direito reconhecido na Declaração dos Direitos do Homem e na constituição. É um pilar indispensável e basilar da dignidade Humana, que não é mais do que o direito à liberdade, decidir se queremos ou não expôr a nossa vida.

Para "ajudar à festa" Cavaco Silva promulgou ontem (dia 25/8/09) a Lei do Sigilo Bancário, que permite ao Fisco aceder às nossas contas "privadas" sem consulta prévia dos titulares, bastando para isso um contacto com o banco.

Com esta promulgação, o acordo com o banco UBS prevê que os bancos da Suiça possam divulgar os nomes dos titulares de contas no país, para evitar fugas ao Fisco. Os bancos devem também informar o Fisco sobre transferências para off-shores. Outra situação é a tributação a uma taxa especial de 60 por cento, dos acréscimos patrimoniais injustificados superiores a cem mil euros.

Mas o que nos levam a crer é que tudo isto é para o nosso bem e para que nos sintamos mais seguros, para caçar situações ilícitas...e a verdade é que inconscientemente e sem nos darmos conta, aos poucos lá vamos abdicando de mais um pouco da nossa privacidade, facultando dados privados para acesso a cartões de fidelidade com supostas vantagens e descontos; o conforto de não parar em portagens; a segurança de não andar com dinheiro na carteira...etc, etc...o que não falta são boas razões impingidas.

A Tecnologia é uma benção, representa o progresso, mas também potenciou em muito o uso abusivo dos nossos dados pessoais, que nós próprios facultamos e dizemos "façam o favor de entrar" sem ser preciso assaltarem-nos a casa!

domingo, 23 de agosto de 2009

Como usar aquele lenço lindo que tens na gaveta?

Olá!

Recentemente comecei a ganhar gosto pelos lenços e écharpes, existem de várias cores, tecidos,feitios, com ou sem franjas, lisos ou estampados... São um óptimo complemento, podendo realçar uma camisa, vestido ou sweat, podem transformar uma roupa sem graça e sem vida em algo muito bonito e composto, sendo que a maneira como o usas vai coincidir com o teu estado de espírito, o look que procuras.

São usados no pescoço, nos ombros, na cabeça ou à cintura, os lenços e as écharpes estão na moda e poderão tornar-se numa mais-valia indispensável no teu guarda-roupa. Podem ser usados durante todo o ano possibilitando intermináveis aplicações. Há sempre um lenço adequado a cada situação: no trabalho, em ocasiões festivas ou até mesmo em passeios. Tira o máximo partido deste acessório.
Vais ficar ainda com mais sainete!
Ah e não te esqueças de conjugá-los com as T-Shirts da marca SAINETE. Visita a loja on-line em www.sainete.pt

Sim, porque a moda passa mas o estilo permanece.


Mas como usá-los?

Aqui ficam algumas dicas:





sábado, 22 de agosto de 2009

Quantos anos de VIDA tens?

Há dias passei pela Fnac e peguei num pequeno livro de fábulas, cujo autor não me recordo, mas li uma fábula que me marcou especialmente.



Esta é a fábula de um viajante...e vou reproduzir o texto que encontrei na net, porque acho que vale realmente a pena partilhar. Espero que gostem! A mim tocou-me muito e dá que pensar:



"Era uma vez um viajante que, perdido, foi parar num pequeno vilarejo. Entrou num cemitério para buscar informações e não encontrou ninguém. Reparou então nas inscrições nas lápides e ficou intrigado: ‘Bento Teixeira, viveu 8 anos e 4 meses’, ‘Anita Pedreira, viveu 12 anos e 9 meses’, ‘Maria Carolina, viveu 15 anos e 8 meses’. Túmulo após túmulo ele ia ficando cada vez mais angustiado! ‘Este é um cemitério de crianças!’ pensou, até cair desolado ao constatar a quantidade de vidas abortadas tão cedo. ‘Que terrível tragédia aconteceu aqui? Só uma epidemia justifica tantas mortes prematuras.’

Sentado no chão, cabisbaixo e enternecido com tudo aquilo, quase não percebeu a presença de um velho homem que se aproximou e perguntou porque ele estava tão atormentado. Diante da explicação, o velho se senta ao seu lado e o conforta. ‘Não fique assim meu jovem. Todas estas pessoas morreram bem velhinhas. Acontece que temos um hábito nesta cidade. Todos aqui, desde que nascem, ganham um caderninho em que registram momentos de suas vidas em que viveram algum tipo de emoção’. Diante da estupefação do rapaz, o velho logo complementa:

‘Recebeu uma promoção? Por quanto tempo esta euforia tomou conta de você? Registra no caderno. Soube que ficou grávida? Quantas emoções decorreram desta notícia? Anota o tempo, mesmo que sejam meses ou dias. Seu pai faleceu? Por quanto tempo conviveu com a tristeza desta perda? Escreve no caderno. Aqui nós acreditamos que nossas vidas não devem ser medidas pelo tempo cronológico, mas pelo tempo que efetivamente vivemos. Quando alguém morre, ao invés de registrar na lápide sua idade cronológica, marcamos o seu tempo verdadeiro de vida’."


E tu? Quanto tempo achas que já poderias marcar no teu caderno?

Espero que muito!

Sê Feliz!

Atracção sexual pelo cheiro? Amor ao primeiro cheiro?

A atracção sexual, nos animais, é uma consequência de substâncias químicas chamadas feromonas que são libertadas pelo corpo e que atraem o sexo oposto pelo cheiro.

Um bom exemplo e que todos nós conhecemos é o do cão que se sente sexualmente atraído por uma cadela com o cio e consegue sentir a sua presença à distância, pelo odor.

As feromonas são responsáveis pela comunicação entre as mesmas espécies, nomeadamente para marcar terreno como fazem os cães através da urina. O terrível odor libertado pelas doninhas para repelir os inimigos é diz-se ser um tipo de feromonas. Algumas espécies de símios esfregam urina cheia de feromonas, nos pés de potenciais companheiros para os atraírem. Alguns cientistas acreditam que os animais (geralmente, o sexo feminino), como os insectos e mamíferos, enviam estes sinais químicos para dizer ao macho da sua espécie que os seus genes são diferentes dos deles. Esta diversidade genética é importante para produzir prole com melhores chances de sobrevivência. A própria indústria do perfume já se faz valer da presença de feromonas na composição de perfumes, como meio para o aumento da atracção sexual, sendo que obviamente estes odores têm origem animal. Ou seja, um perfume que para nós é agradável e cheiroso pode ter tido origem no sofrimento de animais!

Sabias que o almiscareiro tem uma glândula no seu ventre que segrega uma substância odorífera denominada almíscar?
s. m.
1. Animal asiático, da ordem dos ruminantes, que tem sob o ventre uma bolsa donde se extrai o almíscar.

Não vou pôr aqui imagens da tortura do animal, mas apenas uma foto para que tenhas noção de que animal estamos a falar e para que percebas a futilidade que é fazer os animais sofrer com o simples intuito de vender/usarmos um perfume!!!!!!!!!!!!





Uma Investigação da Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) revela mais uma crueldade cometida com os animais.

O almiscareiro capturado fica até 15 anos na mesma posição, sendo manipulado apenas para que lhe seja retirado o líquido (almíscar) utilizado para produzir o perfume.

Muitos de nós usamos perfumes ou outros produtos que contêm esta substância sem saber ou pensar na sua origem!! A maioria dos perfumes usam almíscar (musk em inglês). Resta saber se de origem vegetal, sintética ou animal.
Acho que seria interessante entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente das empresas para saber..

Tenho a certeza que de futuro vais pensar duas vezes...ou ler duas vezes...antes de comprar qualquer produto...


Mas será que a atracção sexual nos seres humanos também se regula pelas feromonas?

A explicação evolucionista diz que, desde que a espécie humana se tornou bípede e deixou de farejar as suas presas junto do chão, o nosso olfacto foi-se reduzindo gradualmente em favor de uma visão apurada – mais útil para a caça quando se está na posição erecta.
Para teres uma ideia, o homem tem 5 milhões de células olfactivas, contra 200 milhões do cão e 80 milhões do gato. Logo, temos de facto menos capacidade para captar as feromonas segregadas pelo sexo oposto.

As feromonas são uma substância química produzida naturalmente pelos humanos. Elas são detectados e transmitidas pelo zona do cérebro hypothalamus, por um pequeno órgão no nariz denominado VNO. Nos homens e mulheres, este odor é libertado através das glândulas apócrinas, localizadas nas axilas, ao redor dos mamilos e na virilha (estes odores não são desagradáveis como o suor). As secreções apócrinas começam na puberdade com o desenvolvimento sexual e são diferentes entre os dois sexos.

Grande parte de nós não produz feromonas suficientes para estimular naturalmente uma resposta no sexo oposto. A quantidade de feromonas que produzimos são frequentemente destruídas pelo simples facto de tomarmos banho todos os dias, usarmos muita roupa, a poluição... tudo isto leva a que as feromonas passem mais despercebidas, disfarçando o nosso odor natural (que é necessariamente diferente de pessoa para pessoa).

De uma forma racional podemos dizer que sentirmo-nos ou não atraídos por um cheiro terá a ver com a memória olfactiva de cada um e com as associações que cada um faz a cada cheiro. Eu por exemplo tenho uma forte memória olfactiva infantil, talvez porque costumava passar as minhas férias na Aldeia, rica em muitos cheiros...o campo, a terra, a fruta, a lareira, as flores, o rio...cheiros que facilmente me transportam à minha infância.


Mas voltando à relação atracção/cheiro, porquê sentir atracção por aquele/a, e não outro/a qualquer? Afinal, nem tem nada de especial e o amigo é bem mais giro. Pois é, mas em matéria da química e da atracção, ninguém consegue perceber muito bem como as coisas funcionam...

No ramo das atracções as coisas funcionam, alheias nossa vontade, porque é inconsciente, é impulsivo.

Uma curiosidade que nos pode levar a crer que de facto existe uma estreita relação entre atracção sexual e o cheiro é o facto de as pessoas portadoras de Kalman, uma doença genética rara, cuja principal característica do distúrbio é a perda do sentido do olfatco, relatarem frequentemente perda de desejo sexual.


Vou colocar aqui um excerto que encontrei na net sobre a relação da pílula anticoncepcional e a percepção do cheiro do outro, que achei bastante curioso:

"A pílula anticoncepcional pode atrapalhar a mulher na hora de encontrar o seu par ideal, segundo um estudo britânico publicado nesta semana na revista “Proceedings of the Royal Society B”. Os hormônios confundiriam a habilidade natural da mulher de procurar homens geneticamente diferentes de si – o que pode resultar em dificuldade de engravidar e em abortos naturais.

Segundo os especialistas da Universidade de Liverpool, o odor corporal é um componente importante na escolha de um parceiro – e os genes que o controlam são os mesmos que também trabalham no sistema imunológico.

É por meio do cheiro, portanto, que, instintivamente, pessoas escolhem companheiros que tenham genes bem diferentes dos seus. O benefício disso é alto para a espécie. Quanto mais geneticamente diversos forem os pais, maior será a capacidade da criança de se defender de doenças. Portanto, quanto maior for a diversidade genética da espécie, mais forte ela será. ( Aqui está uma prova de que os opostos se atraem? )

A pílula anticoncepcional atrapalha o funcionamento desse delicado sistema. Segundo a pesquisa feita por Craig Roberts, mulheres que tomaram o contraceptivo inverteram o padrão e passaram a se sentir atraídas pelo cheiro de homens geneticamente parecidos com elas.

O resultado foi obtido durante um teste em que cem mulheres indicaram qual, dentre seis opções de odores masculinos, era o seu favorito – antes e depois do uso da pílula. As amostras foram tiradas de 97 homens. As mesmas mulheres que se sentiam atraídas por odores geneticamente distintos de si passaram a gostar dos cheiros parecidos logo depois que começaram a tomar os hormônios."

Perfumes

De certeza que já ouviste falar que o aroma de um perfume muda consoante a pessoa que o está a usar. Esta mudança deve-se ao facto de cada pessoa ter um cheiro característico devido à excreção do suor pelas glândulas sudoríparas écrinas e apócrinas. Quando aplicas um perfume na pele este passa a cheirar de acordo com o odor da tua pele e do perfume, o que será necessariamente diferente de pessoa para pessoa.

Portanto, na hora de escolher um perfume é preferível experimentar o aroma directamente na pele.

Um perfume é composto por notas de cabeça, notas de coração e notas de fundo. Isto porque cada nota tem o seu tempo de evaporação e, portanto, de duração na pele. Esta divisão tem como parâmetro a volatilidade das matérias primas e a nossa percepção delas através do tempo. (Entendendo por volatilidade a velocidade com que as fragâncias se difundem no ar).

Notas de Cabeça/Saída: É a primeira sensação que temos do perfume. São notas muito leves, voláteis e evaporam em até dez minutos após a aplicação. São notas constituídas por ingredientes como limão, cassis, notas verdes e pimenta.


Notas de Coração/Corpo : Como o próprio nome diz, são o coração, a alma e a personalidade do perfume. São sentidas assim que o perfume seca na pele.
Responsáveis pela personalidade e sucesso da fragância, demoram mais a evaporar. Conseguimos sentir estas notas uma hora após a aplicação e duram até quatro horas.
São notas constituídas por ingredientes como rosa, jasmim e violeta.


Notas de Fundo: Menos voláteis, por isso demoram mais a evaporar. São responsáveis pela fixação da fragância Sentem-se horas após a aplicação. É o último acorde do perfume a ser percebido, porque é o que permanece por mais tempo. São notas constituídas por ingredientes mais densos como resinas, madeiras e as de origem animal.





Podemos também classificar as fragâncias em famílias olfativas:



Cítrica:
Fragrância fresca, que leva normalmente ingredientes como limão, laranja, lima e bergamota (uma fruta não comestível). As fragrâncias cítricas são normalmente usadas nas notas de cabeça, sendo o primeiro cheiro percebido pelo olfacto e o primeiro a evaporar.

Frutas e flores:
São fragrâncias frescas, que vão bem durante o dia e Verão. As frutas predominantes são o abacaxi, maçã, pêssego e cereja. O lírio e rosa, assim como outras flores de aroma suave são as mais utilizadas.

Florais:
São perfumes mais românticos e delicados, constituídos por aromas como jasmim, violeta, gardênia, etc. As notas florais são muitas vezes usadas para notas de coração.

Madeira:
As notas de madeira são secas, quentes e elegantes. Patchouly, cedro, vetyver e sândalo formam o centro das composições.

Orientais:
São fragrâncias fortes que combinam com a noite. Harmonizam o calor das especiarias, como cravo e canela com essência de baunilha e notas balsâmicas e doces.

Cartão Jovem alargado aos 30 anos em 2010

Até aqui o Cartão Jovem que confere aos seus titulares vantagens e descontos em compras de determinados equipamentos, festivais, bilhetes de cinema e etc, só estava acessível aos jovens com idades entre os 12 e os 25 anos. Contudo, em 2010 esta situação será alterada com a definição na União Europeia dos 30 anos como idade limite para o acesso a iniciativas públicas destinadas aos jovens.

Que te parece esta iniciativa?

Na minha opinião, sem dúvida interessante, principalmente para quem como eu ainda está dentro desta faixa etária e vai puder usufruir das vantagens deste cartão...mas dá que pensar...

Acho que a própria noção sociológica do conceito de juventude alterou-se devido à nossa realidade social, muito baseada no desemprego, o facto da emancipação económica dos jovens ser cada vez mais tardia, com estes a sair cada vez mais tarde de casa dos pais, bem como o prolongamento do seu período de estudos.



Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.

Luís de Camões

Gorjeta: Sim ou não? Os Hábitos de cada País...

Qual e a tua opinião sobre a «gorjeta»? Costumas dar?

Como em tudo na vida, detesto sentir-me obrigada, pressionada a fazer algo...simplesmente porque sim, porque fica bem, porque é tradicão...BAH!

Acho que dar ou não esta gratificação deveria ser uma opção de cada um e não uma obrigação, como se verifica em alguns Países.

Dou, se realmente o serviço prestado fôr muito bom e pela simpatia e educação de quem me recebe (que não é mais do que a obrigação de qualquer profissional, inclusivé a minha, cuja única gartificação chama-se «ordenado») portanto, na minha opinião, um motivo que o justifique será mesmo se marcar pontos pela diferença.

PORTUGAL E ESPANHA
Não é obrigatório, mas os clientes satisfeitos com o serviço prestado costumam deixar gorjeta.
Nota: Não vale dar gorjeta só para livrares-te dos trocos. Uma quantia muito pequena pode ser considerado um gesto desagradável e neste caso é preferível não deixar nada.

FRANÇA
É absolutamente imprescindível deixar gorjeta ao empregado discretamente na mesa, excepto se existir uma indicação de proibição de gorjetas (pourboire interdit).

REINO UNIDO
Aqui segue-se a «regra dos 10%». Nos Pubs pode agradecer-se ao empregado oferecendo uma bebida, caso pretendas, dado que são zonas sem gorjeta.

PAÍSES GERMÂNICOS
Nos países Germânicos de língua alemã, deve seguir-se a «regra dos 10%». Muitos empregadores contam com o rendimento adicional vindo da gorjeta.

ITÁLIA
De acordo com o número de lugares e o pão distribuído na mesa para a entrada, os restaurantes Italianos cobram o coperto (gorjeta) incluído na conta final e portanto na factura.

ESCANDINÁVIA
Na Suécia, a gorjeta em hotéis, restaurantes e até táxis está incluída no preço
Nota: Na Dinamarca, a gorjeta não é um costume.

EGIPTO
A palavra Bakshish (gorjeta) é uma das mais usadas na comunicação entre locais e turistas, independentemente de ser um ajudante do hotel ou alguém a quem peças indicações na rua sobre o caminho.

TURQUIA
Os pequenos presentes são mais populares do que o dinheiro e, por vezes, os empregados recusam qualquer tipo de oferta.

EUA
A gorjeta habitual corresponde a 15%, por vezes a 20% do valor da conta. Também se usa a «pré-gorjeta» para conseguir a melhor mesa nos bares e restaurantes.

COSTA RICA; MALÁSIA; COREIA DO SUL; JAPÂO; CHINA; EMIRADOS ÁRABES UNIDOS; ILHAS FIJI; OMÂ
Esta tradição não se aplica nestes Países.

Teste de Sinestesia Auditiva

O vídeo abaixo, do California Institute of Technology (o grande CalTech), é um teste para quem quer descobrir se tem sinestesia auditiva: Ouves o som dos pontos a moverem-se ou simplesmente vês o seu movimento?






Uma pessoa Sinestésica olha para esta imagem e ouve um som , numa percepção sensorial cruzada.

Figura de linguagem

Sinestesia é uma figura de estilo ou semântica que relaciona planos sensoriais diferentes. Tal como a metáfora ou a comparação por símile, são relacionadas entidades de universos distintos.

Exemplos de sinestesias:

* Indefiníveis músicas (audição), supremas harmonias de cor (visão) e de perfume (olfato).
* Horas do ocaso, trêmulas, extremas, requiem do Sol que a dor da luz resume.
* Os carinhos (tato) de Godofredo não tinham mais o gosto (paladar) dos primeiros tempos." (Autran Dourado)
* O brilho macio do cetim." (visão + tato)
* O doce afago materno." (paladar + tato)
* Verde azedo." (visão + paladar)
* Aroma gritante." (olfato + audição)
* O delicioso aroma do amor" (Paladar + Olfato)
* Beleza áspera" (Visão + tato)





Teclado sinestésico, segundo o compositor Alexander Scriabin.

SINESTESIA - Muuuuito sainete!

sinestesia
(grego sunaísthesis, -eos, sensação simultânea, percepção simultânea)
s. f.
1. Produção de duas ou mais sensações sob a influência de uma só impressão.
2. Confusão de sensações.

Sabiam que há pessoas que conseguem ver cores nos números, grafismos, cheiros, paladares, em músicas, etc?

Bizarro? Doença? Não...de facto não é comum...mas considero que seja simplesmente mais uma capacidade sensorial inata num grupo algo restrito de pessoas...pessoas com uma extrema sensibilidade...privilegiados!

Uma pessoa Sinestésica pode por exemplo associar uma côr a um nome, (Por exemplo, pode associar ao nome Joãoa a côr "preto", logo, para uma pessoa Sinestésica "João" nunca seria um nome que fica bem a uma pessoa Loura, mas sim morena...por aí fora...)

"Não me recordo do teu nome, mas lembro-me da tua côr..., como é que te chamas?"

Este pode ser um comentário feito por um sinestésico...automáticamente pensariamos...esta pessoa é alucinada ou está armada em excêntrica...

Nem todos vêem o mundo da mesma maneira. A partir do estímulo de um cheiro, som, número, ou de uma letra, há quem veja cores. Os sinestésicos sentem-se privilegiados com esta percepção do mundo e acrescentam que não queriam ver o mundo a preto e branco como os restantes...

Imaginem ter uma capacidade sensorial extra e apurada que nos permitisse ouvir música e os acordes serem percebidos como cores ou sentir a música com o tacto, porque se sente picadas e vibrações no corpo, ver letras e números que evocam cores diferentes, ou paladares com cores, é algo que à partida pode parecer estranho. Estas pessoas não são alucinadas, são sim pessoas com uma extrema sensibilidade...

Considera-se que uma, em cada duas mil pessoas, têm esta característica, a sinestesia.

Sinestesia (do grego συναισθησία, συν- (syn-) "união" ou "junção" e -αισθησία (-esthesia) "sensação") é a relação de planos sensoriais diferentes: Por exemplo, o gosto com o cheiro, ou a visão com o olfato. O termo é usado para descrever uma figura de linguagem e uma série de fenômenos provocados por uma condição neurológica.

De facto, sou mais da opinião dos Românticos que viam os sinestésicos como pessoas de percepção elevada, próximos do Divino e numa vanguarda da espiritualidade humana.

Contudo, efectivamente, o que distingue os sinestésicos da maioria, é uma "disfunção cerebral "que leva a que um, ou mais sentidos, se misturem aquando da exposição a um estímulo, o que acontece a toda a hora , a todo o instante, sendo que a sinestesia pode ser auditiva ou visual.

Tonificação

3º PASSO: A fase seguinte é a tonificação, utiliza um tónico adequado ao teu tipo de pele, ou simplesmente água de rosas. Desta forma estarás a retirar a sujidade que ainda persista e a refrescar a pele.

Poderás experimentar o AWARENESS MILD & REFRESHING FACIAL TONIC , também da RITUALS...um tónico facial suave e refrescante

*


Fórmula refrescante que purifica e refresca suavemente a pele

*

Com Leite de Arroz e Flor de Lótus para uma sensação suave e sedosa

*

Rico em substâncias hidratantes que o tornam extra suave

*

Contém Betaína natural da cana de açúcar que reduz irritações e imperfeições da pele

*

Deixa os poros completamente limpos

*

Testado dermatologicamente

Utilização: Aplicar com a ajuda de um disco de algodão sobre a pele limpa do rosto e do pescoço.

Não te esqueças do pescoço e do decote que são frequentemente negligenciados. Estando estas partes do corpo igualmente expostas também precisam de cuidados.

- Outra boa escolha é o LIPOACID Remover , a pensar na limpeza diária da tua pele e na prevenção das primeiras rugas. (`À venda em farmácias)

Características:

http://www.dermoteca.pt/imagens.php?src=produtos_imagens-bin_imagem_jpeg_0376679001180083160-936.jpeg&x=160&y=350

LIPOACID Remover é um sistema de limpeza, 2 em 1, prático e eficaz, que limpa como um leite de limpeza e refresca como um tónico, para além de possuir igualmente uma acção anti-oxidante, característica da linha LIPOACID.

LIPOACID Remover é constituído por, Água Destilada de Elicrísio, Vitamina C e Ácido Hialurónico, exercendo por isso, uma acção anti-oxidante e hidratante, que prepara a pele para a aplicação de LIPOACID Intensivo.

LIPOACID Remover, é uma solução activa de limpeza, "oil free", não agressiva, que remove a sujidade à superfície da pele, bem como a maquilhagem. LIPOACID Remover está igualmente indicado na zona do contorno dos olhos. Pode ser removida com água ou simplesmente com um algodão. Deixa a pele brilhante e com uma tonalidade mais clara e uniforme.

Indicações:

  • Na limpeza e desmaquilhagem da pele (todos os tipos de pele, mesmo na oleosa)
  • Igualmente indicado na zona de contorno de olhos
  • Passa o tónico com um pouco de algodão. Deixa o tónico secar e sente a pele a absorver o líquido.

A hidratação é essencial

4º PASSO: Segue-se o teu creme hidratante

Para a pele mista aconselho um de três, da marca SOTHYS:

(Poderás encontrar esta marca no Welness Center, no Estádio do Benfica http://www.wellness.pt/ ou no próprio representante da marca

http://www.expansao-york.com/

- Fluide Oxyliance

- Hydra - Protective (Este é o meu preferido porque tem um cheirinho optimo a praia! Huum...ao mesmo tempo que cuidas da pele, relaxas com aromaterapia!)

- Crème réparatrice

Beleza é uma questão de atitude!

Olá!

Decidi criar este blog para divulgar a minha nova loja online de T-Shirts: www.sainete.pt

(Espero que gostem! Entrem e façam as vossas encomendas!), mas também para partilhar e receber algumas dicas, ideias, pensamentos sobre os mais variados temas...

Deixem os vossos comentários.

O Tema deste primeiro POST é "Beleza"!

http://www.sainete.pt/_CONTENT/newsletter/S-2009-0094.jpg

É Vital sentirmo-nos bem na nossa pele, e cuidar da nossa aparência é sem dúvida importante...Mas será que uma Mulher/Homem Belíssima/o consegue cativar a atenção de alguém durante mais do que uns meros segundos se ao abrir a boca demonstrar ser a personificação da futilidade, sem personalidade marcada e individualidade...? Hum...na minha opinião é uma pessoa vazia...uma bela moldura sem conteúdo e como todos sabemos a Beleza exterior é algo muito efémero. Por isso marca pontos pela diferença, sê diferente...sê tu próprio! Beleza é uma questão de Atitude!

Contudo, não sejamos ingénuos ou puristas...sabemos que a nossa Auto-estima e a Sociedade impõem alguns cuidados saudáveis com a nossa aparência, sem que nos tornemos victimas da moda ou obcecados por uma beleza ideal veiculada pela comunicação social (Beleza ideal...aí está algo muito discutível...não acham?)

O nosso "cartão de visita" é o nosso rosto e é importante que a nossa pele esteja com um aspecto saudável.

Podemos dizer que existem 4 tipos de pele:

A seca, a normal, a mista, a oleosa e a sensível.

Preciosismos à parte, a verdade é que poderiamos dizer que todos temos pele de tipo mista! A grande maioria das pessoas tem mais oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo), já que é nesta área que se encontra a maior concentração de glândulas sebáceas. Contudo, existem algumas pessoas onde essa diferença entre a oleosidade na zona T e o ressecamento no resto do rosto é mais marcante. Então vou tentar deixar aqui algumas dicas para lidar com este tipo de pele, que na verdade não é um tipo, é uma condição que algumas pessoas têm com mais frequência do que outras. A idéia é equilibrar a pele, diminuindo a oleosidade na zona T sem aumentar o ressecamento.

Eu tenho a vulgarmente conhecida por pele mista que me deixa os nervos em franja! (Até o nome irrita! Que falta de sainete! Sai uma pele com queijo e fiambre...mista?!?!?!...enfim...) Considero que é das mais complicadas de cuidar...ou não...mas é o que sinto na pele! http://blogs.sapo.pt/images/mood/EMOTICON_CONFUSED.png

Quando uso produtos para controlar a oleosidade sinto a pele repuxar, quando lhe dou hidratação vêm as indesejáveis borbulhinhas...bom...quem nunca se queixou do mesmo? Pois é...o segredo é encontrar o ponto de equilíbrio!

Como não sou especialista em dermatologia ou cosmética, irei falar essencialmente como consumidora e da minha experiência pessoal.

Beleza é uma questão de atitude...e vem de dentro...LITERALMENTE....se tiveres uma alimentação cuidada e equilibrada, conciliando com exercício físico isso vai refelctir-se cá fora, na tua aparência e no teu humor!

Seguindo a ideia de que a Beleza vem de dentro os suplementos alimentares também podem ajudar, nunca abdicando de uma alimentação equilibrada!

Existe um produto para controlar a secreção sebácea, que me parece uma boa ajuda, é o Bioclin Sebo Care em Cápsulas , à venda em farmácias (aconselha-te junto do teu farmacêutico)

http://www.dermoteca.pt/imagens.php?src=produtos_imagens-bin_imagem_jpeg_0199480001134568051-5.jpeg&x=700&y=700

Composição:
Óleo de borragem, Óleo de Cucurbita Pepo, Zinco e Cobre, Extracto de Líquen da Islândia

Características:

BIOCLIN SEBO-CARE cápsulas, é um suplemento nutritivo dermatológico, indicado em situações em que se torna necessário um aporte nutritivo específico, que contribua para a diminuição e normalização da secreção sebácea, nomeadamente situações de aumento da secreção seborreica, como na pele oleosa e/ou com tendência acneica, e na dermite seborreica.

BIOCLIN SEBO-CARE cápsulas, contém Óleo de Borragem, rico em ácidos gordos essenciais (em particular o ácido gama-linolénico), e Óleo de Cucurbita Pepo, rico em delta-7-esteróis, substâncias que diminuem e regularizam a secreção sebácea. Esta acção anti-seborreica é complementada pela presença de oligoelementos, o Zinco e o Cobre, que diminuem igualmente a secreção sebácea.

BIOCLIN SEBO-CARE cápsulas, possui baixo valor calórico. Não possui qualquer tipo de contra-indicações. Cada embalagem contém 30 cápsulas.

Indicações:

  • Na Pele Oleosa e/ou Acneica
  • Dermite Seborreica

Modo de Aplicação:

  • 1 cápsula/dia a uma das principais refeições, com um copo com água
  • Durante um período mínimo de 3 meses, devendo este ciclo ser repetido 2 vezes por ano.

Preço médio:

  • 30€

REGRA DE OURO, BASILARhttp://blogs.sapo.pt/images/mood/EMOTICON_KING.png: A pele mista, bem como todos os tipos de pele, requer um cuidado diário.

1º PASSO: Limpar a pele deve...deve não...TEM DE SER um ritual DIÁRIO!

A pele deve ser limpa todas as noites, e no caso da pele mista e oleosa também ao acordar, é apenas uma questão de hábito e vale a pena pelo efeito que se consegue.

Esta rotina ajuda a cuidar da pele e torna-a visivelmente mais bonita, previne o envelhecimento e prepara a pele para a maquilhagem. Principalmente para as mulheres que vivem na cidade, onde a poluição é um factor de desgaste da pele, estes cuidados devem religiosamente ser levados em conta.

  • Consoante o tipo de pele, deves começar por aplicar uma gel de limpeza, espuma ou creme. (As peles mistas preferem texturas em gel). Com massagens circulares e incidindo principalmente na zona T (testa, nariz e queixo). Para fazer um pouco de espuma e ter um efeito mais activo adicione um pouco de água e volte a massajar com a ponta dos dedos. Retira apenas com água.

Experimenta o D´AVEIA Emulsão de Limpeza Pele Tendência Acneica (PTA) . Podes encontrar este produto em qualquer farmácia (Aconselha-te junto do farmacêutico)

D'Aveia - Emulsão Limpeza PTA imagem

D´AVEIA Emulsão de Limpeza Pele Tendência Acneica (PTA), está indicada na higiene quotidiana da pele oleosa com tendência a acneica, ou como coadjuvante da terapêutica dermatológica em situações de Acne e Dermite Seborreica. Em pediatria é aconselhado em situações de eczema seborreico, acne neo-natal e na remoção da Crosta Láctea.

Incorpora na sua formulação:

  • Aveia Coloidal, com reconhecidas propriedades hidratantes, anti-irritantes e protectoras,

  • Farinha Integral de Arroz, que reforça a sua acção anti-irritante,

  • Beta-Glucano, polímero de glucose de origem vegetal, com acção hidratante e protectora,

  • Ácido Salicílico, com ligeira acção queratolítica, que permite destacar as células mortas e evitar a retenção de sebo,

  • Azeoglicina, com acção anti-seborreica que limita a proliferação de micrococos e propionibactérias foliculares,

  • Óleo Europaea, extraído da folha de Oliveira, com acção anti-radicais livres, permite aliviar a irritação característica da pele oleosa/ acneica.

Conselhos de utilização:
Aplicar sobre a pele humedecida e massajar suavemente. Deixar actuar alguns minutos e enxaguar.
Pode ser utilizado em regiões extensas (costas) ou áreas mais restritas (rosto).

Dica:
Aplicar D'AVEIA Gel PTA nas áreas restritas após a higiene com D'AVEIA Emulsão de Limpeza PTA

2º PASSO: A esfoliação (uma grande invenção!) http://blogs.sapo.pt/images/mood/SHOW_ONLINE.png:

Poderás experimentar o Awareness Face Exfoliator esfoliante facial, da loja RITUALS ... (presente nos principais Centros Comerciais)

http://62.250.16.3/productimages/prodpictures_large/656_l.jpg

Fórmula esfoliante de acção dupla: A) sobre pele seca (preferivelmente para peles mistas a oleosas). Aplica uma fina camada sobre o rosto seco, evitando a zona do contorno dos olhos. Esfolia com a ponta dos dedos até que os grânulos se dissolvam. Enxagua abundantemente com água tépida. B) Sobre pele molhada (preferivelmente para peles secas e/ou sensíveis). Molha o rosto. Esfolia com a ponta dos dedos até que os grândulos se dissolvam. Enxagua com água tépida.