domingo, 13 de setembro de 2009

SOL – O ASTRO REI



É verdade que o Verão está no fim, os dias serão mais curtos, vai escurecer mais cedo, vem aí o frio, a chuva...mas também é verdade que vivemos num país privilegiado pelo seu clima. Temos muito sol durante grande parte do ano. Somos uns privilegiados, eu não consigo imaginar-me num País onde chove a maior parte do tempo...seria deprimente!
Aliás, sofro de uma espécie de "Depressão sazonal" sendo que em alterações bruscas de clima, em dias escuros, chuvosos, "tristonhos", eu própria fico mais tristonha.

A luz solar é um dos remédios que nos é dado pela Natureza que, na quantidade certa, pode contribuir para para uma melhor saúde e bem estar. Claro que, como todos sabemos, quando em excesso, pode provocar vários problemas de saúde, alguns deles potencialmente mortíferos, nomeadamente cancro de pele. Tudo necessita de um bom peso e medida.

Para além do aquecimento e luz que nos proporciona, o Astro Rei possibilita que as plantas realizem a fotossíntese; permite que o nosso corpo produza vitamina D. "A vitamina D habilita o organismo a assimilar o cálcio do intestino para o utilizar na construção de ossos saudáveis, evitando assim o raquitismo tanto em crianças como em adultos, e ajudando a prevenir a osteoporose. O organismo é capaz de fabricar vitamina D pela acção da luz solar sobre a pele. Para tal, é necessário expormos uma área equivalente aos braços e face durante 15 a 20 minutos diariamente."

A luz solar melhora a boa disposição das pessoas, produzindo uma sensação de alegria e bem‑estar. Por isso, durante os meses frios e sombrios de Inverno, tenta “apanhar” todos os raios de sol possíveis!

"Ajuda a dormir melhor – Em anos recentes foi descoberto que a melatonina, uma hormona “natural” produzida pelo corpo, pode melhorar o sono. Os níveis de melatonina atingem o seu máximo em crianças, e começam a diminuir a um ritmo lento mas constante durante a vida adulta. Isso pode explicar porque é que as crianças dormem muito melhor do que as pessoas mais velhas. O organismo regula cuidadosamente a produção de melatonina. O processo é maioritariamente controlado pelos ciclos de luz e escuridão. A produção óptima ocorre durante a noite, especialmente quando há uma boa exposição ao sol durante o dia. A luz artificial é um fraco substituto, tal como o são os suplementos fabricados. A glândula pineal, localizada no cérebro, é o “relógio” que regula este processo."

Deve ser por isto que depois de um dia de praia sinto aquele cansaço bom e durmo muito bem e profundamente.

Temos o hábito de colocar os cobertores e etc ao sol para arejar, exactamente porque a luz solar é um exterminador de germes muito eficaz.

A luz solar também pode ajudar a:
- Estimular o sistema imunitário;
- Aliviar a dor das articulações inchadas devido a artrite;
- Aliviar certos sintomas da Síndrome Pré-Menstrual;
- Baixar os níveis de colesterol no sangue.


Existem simuladores de Luz solar e tratamentos baseados nesta necessidade de luz, nomeadamente a Fototerapia "Na fototerapia, uma lâmpada fluorescente de pelo menos 2,5 mil lux (unidade de medida de luz) é colocada perto dos olhos da pessoa, sem que essa precise olhar diretamente para a lâmpada. As sessões duram cerca de 30 minutos por dia."
A exposição à fonte de luz artificial intensa é um tratamento comprovado para a depressão sazonal -que ocorre no inverno, quando o período de luz solar diminui. É frequente em países mais distantes do Equador, em que os dias se tornam muito curtos nos meses frios.

Existem também os Despertadores com Luz que são aparelhos que simulam o amanhecer e ajudam no tratamento tanto da Depressão Sazonal.

A título de curiosidade, em 2003 o artista dinamarquês Olafur Eliasson criou um Sol Artificial, que diminuiu o sofrimento de muitos londrinos que, aos milhares, diariamente visitaram a exposição na galeria Tate Modern.


Todas as estações do ano têm a sua beleza, o importante é saber aproveitar a parte boa de cada uma delas e ser Feliz!

A rota da LONGEVIDADE

Os povos do Equador, Paquistão e Japão são conhecidos pela sua longevidade.
Qual será o segredo destes centenários saudáveis?


VILCABAMBA, EQUADOR

Situado na região Sul do Equador em plena Cordilheira dos Andes, este local, também chamado «vale dos centenários», é conhecido pela longevidades dos seus habitantes.


Em Vilcabamba há pouca carne, pelo que a alimentação deste povo é composta sobretudo por milho integral, fruta e legumes. O segredo estará também na água pouco mineralizada do local.

Poderás saber mais sobre este País em

www.turismo.gov.ec

www.vilcabamba.org


HUNZA, PAQUISTÃO

O Vale Hunza fica situado nos Himalaias, no extremo Norte do Paquistão. A sua capital é Karimabad, conhecida pelo castelo Baltit, construído há 600 anos.

Este Povo vive a dois mil metros de altitude, na região dos Himalaias, onde o relevo não permite abundância alimentar. A alperceiro é uma das árvores principais e um fruto consumido todo o ano. A dieta deste povo é constituída essencialmente por fruta, legumes e cereais, sendo escassa em carne e gordura de origem animal.
A maioria dos alimentos são consumidos crus, o que é uma vantagem porque quando a cozedura é feita acima dos 40 graus já não restam vitaminas.

Sabe mais em
www.tourism.gov.pk


OKINAWA, JAPÃO

A ilha de Okinawa é o símbolo da longevidade a nível mundial. Esta ilha e não outra qualquer do arquipélago Japonês porque nela praticam a «redução alimentar». São pessoas que não consomem muito por razões rituais como o hara hachi bu que consiste em comer apenas 80 por cento do que se deveria. Esta redução alimentar coloca o organismo em acidose (estado metabólico em que a acidez dos fluídos e dos tecidos orgânicos fica elevada), ou seja, os cancros e vírus não têm um ambiente propício para se desenvolverem.

Têm uma alimentação diversificada, composta por frutos, legumes e muito pouca carne.

Outro bom hábito que potencia esta longevidade é o estilo e vida que têm, praticando actividades físicas como Tai-chi, Karaté, jardinagem...
Também os laços sociais são importantes para o bem estar mental, valorizando a tranquilidade e solidariedade.

Sabe mais em
www.pt.emb-japan.go.jp

www.ocvb.org.jp


E Portugal?

Temos tudo para ser Felizes. O clima (a exposição moderada ao sol ajuda a gerar vitamina D, que protege contra certas formas de cancro e outras doenças), a situação geográfica, a diversidade alimentar e até a própria cultura são trunfos do nosso país. Há que saber usá-los correctamente, tendo uma alimentação variada e equilibrada e aprender a relativizar os problemas evitando o stress.

Uma T-Shirt que faz electrocardiogramas




A inovação é Portuguesa e foi desenvolvida pelo Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro da Universidade de Aveiro. Uma T-Shirt que inclui eléctrodos e uma placa de gravação que efectua um electrocardiograma, enquanto fazemos desporto, trabalhamos, dormimos...Pode ser usada por pessoas saudáveis, nomeadamente desportistas e/ou em Hospitais por idosos e/ou pacientes .

O Vital Jacket é um sistema de monitorização de sinais vitais que neste caso junta a componente têxtil com micro-electrónica. É indicado para pessoas que necessitem de uma monitorização contínua ou frequente dos sinais vitais, com elevada qualidade.
Estes sinais são enviados para análise em tempo real para um PDA, utilizando tecnologia sem fios, ou gravados para análise posterior.

"Este sistema foi desenhado a pensar no conceito da Casa do Futuro que pretende incluir este tipo de monitorização on-line para idosos e/ou pacientes que necessitem de atenção especial em algum sinal vital. Este sistema pode ainda ser complementado com outros equipamentos como uma balança digital, um dispensador de medicamentos ou um medidor de pressão sanguínea. Todos estes equipamentos são integrados numa rede sem fios com uma ligação segura sobre a Internet para uma estação de monitorização onde médicos podem receber alertas e biosinais que necessitem de verificação. Este sistema foi já testado com sucesso em ambiente real no Hospital S. Sebastião em S. M. Feira, Aveiro."

Para mais informações, nomeadamente o preço, poderás consultar:
www.vitaljacket.com

E por falar em T-Shirts com muito sainete, consulta o site:
www.sainete.pt

Menus de Luxo ao alcance de todos

Para quem gosta de comer bem e tem curiosidade em experimentar algo diferente, um Restaurante de Luxo, com cozinha de autor, heis uma boa oportunidade de fazê-lo, a um preço acessível!

Democratizar o acesso a este tipo de Restaurantes é o conceito e o objectivo da iniciativa Restaurant Week que teve início há 16 anos em Nova Iorque e hoje em dia realiza-se em mais de 100 cidades mundiais.

Em Lisboa, a primeira edição decorreu em Maio, à qual aderiram mais de 20 restaurantes e foi um sucesso!

Para quem perdeu esta oportunidade, como eu, não percam a próxima edição, que terá lugar entre 8 e 18 de Outubro em Lisboa e 20 e 21 de Outubro no Porto.

Poderão ter acesso a estas iguarias por 20 euros, que dá direito a uma refeição com entrada, prato e sobremesa (bebida e café não incluídos...espero não apanhar um susto com o consumo destes)e ainda contribuis com um euro para uma causa social.

Poderás saber mais sobre esta iniciativa em
www.lisboa-restaurantweek.com

Muitos dirão "grande coisa, até parece que dar 40 euros por uma refeição a dois é uma autêntica pechincha" Não, não é... mas facilmente pagas esse preço num Restaurante normalíssimo e penso que vale a pena pela experiência.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Há coisas com muito sainete

E esta é uma delas!

É muito provável que já tenhas recebido um e-mail ou vários com fotos alusivas ao trabalho espectacular de Julian Beever, conhecido como o "Picasso das Ruas", um artista inglês de Chalk art (Arte com giz) que cria desenhos tridimensionais utilizando giz. A técnica de projecção utilizada é conhecida como anamorfose. Esta técnica cria uma ilusão de óptica 3D quando a imagem é vista a partir de determinado ângulo e a pintura ganha vida, como num passo de magia. As fotos abaixo permitem-te ter essa percepção:





O realismo é tal que as pessoas desviam-se do suposto precipício ou buraco no chão ;)

Julian Beever trabalha para várias empresas como freelancer, criando murais em campanhas promocionais.

Os desenhos são minuciosamente projectados, milimetricamente executados. Pura matemática. Em média, o artista leva cerca de três dias para completar uma obra.

Ele já visitou vários países, tais como: Reino Unido, Bélgica, França, Holanda, Alemanha, Áustria, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Austrália e Brasil.

Também esteve em Portugal, eu infelizmente perdi a oportunidade de o ver. No dia 20 de Maio 2009, a Pepsi recebeu Julian Beever, conhecido internacionalmente como “the pavement Picasso”, no Largo de Camões, em Lisboa, para dar a conhecer a sua nova campanha de comunicação que tem como tema o acreditar que não existem limites. Durante quatro dias, Julian Beever transformou o Largo de Camões num atelier ao ar livre para criar uma obra de arte a três dimensões. Espaço OMD/Fuse e JCDecaux foram os parceiros da Pepsi nesta acção.








Podes conhecer mais do trabalho de Julian Beever, no Link abaixo:

http://users.skynet.be/J.Beever/pave.htm



E por falar em coisas com sainete, visita a nossa loja on line de T-Shirts:
www.sainete.com

A Tempestade na Quinta da Regaleira




No dia 30 de Agosto fui à Quinta da Regaleira ver "A Tempestade de William Shakespeare", encenada pela Companhia de Teatro Tapafuros, com tradução de Fátima Vieira e encenação de Rui Mário. Em cena na Quinta da Regaleira, em Sintra, de 2 de Julho a 13 de Setembro.
Quinta a sábado às 22h00
Domingo às 21h00

Aconselho vivamente! Para quem gosta de Teatro e para quem não gosta, heis uma boa oportunidade para começar a gostar...é um conceito completamente diferente, Teatro Volante, que vos vai surpreender.

Para quem conhece a Quinta da Regaleira e para quem não conhece...visita obrigatória...A Quinta é LINDA, um cenário idílico, cheio de magia...agora imaginem caminhar pela Quinta à noite num espectáculo volante!!!! Muuuuuuuuuuuito Sainete!


«A MATÉRIA QUE NOS COMPÕE É IGUAL À DOS SONHOS»

"Convidamos a embarcar rumo a ilha perdida
em cabo finistérreo, frondoso ...
a Regaleira transformada em cenário único nesta
terra, para a função que Próspero nos prepara
e oferece: O espectáculo do homem face
à natureza, a impotência daquele face à grande
Mãe.
Igualmente o compêndio das fraquezas humanas,
o descalabro moral em terras de ninguém, longe
do olhar que julga e condena. É um novo mundo,
um admirável novo mundo que se nos apresenta
aos olhos. Mas são os mesmos homens,
demasiado humanos, os que nele se perdem ...
A magia está no ar, correndo célere entre
o arvoredo, as ondas, os cumes rochosos.
Surpreende os meros mortais, altera-lhes
os passos, desvenda caminhos que nunca
poderiam ser imaginados.
Que A Tempestade comece ! "

Rui Mário



Que A Tempestade comece !!!


No início os actores simulam o naufrágio que dá início à narrativa da peça. Após a encenação do naufrágio fizemos uma caminhada nocturna pela Quinta com actores a expressarem-se guturalmente, camuflados no meio das plantas e da escuridão, a imitar sons de animais selvagens, pássaros, sons assustadores. Claro que nós público e caminhantes reagimos ora com expressões de susto, ora riso, incitados pelos grunhidos, começámos nós próprios a fazer sons também, aumentando ainda mais a sinfonia nocturna e aquele clima de mistério.

Por fim chegámos a uma arquibancada de madeira onde nos sentámos e onde se desenrolou o resto da peça. O chão à nossa frente representava a praia onde estavam os náufragos, a parte de cima a caverna onde Próspero vivia.

A Tempestade é tradicionalmente considerada a última peça escrita por Shakespeare, três anos antes da morte do dramaturgo..

Esta peça conta a história do Rei de Nápoles que manda o seu irmão, Sebastião e o seu Vassalo Gonçalo, organizarem um golpe de estado contra Próspero, Duque de Milão, e oferece o Ducado ao irmão deste, António. Próspero e a sua filha, Miranda, são poupados à morte por Gonçalo, que os abandona no mar com um bote e um mapa dos mares.

Chegados a uma ilha que se tornará a sua casa, Próspero conhece Ariel, um espírito, a quem pede que desencadeie uma tempestade para se vingar dos seus inimigos, que passam ao largo da ilha vindos do casamento da filha do Rei de Nápoles, com o Rei de Tunes. Todos naufragam e Fernando, o herdeiro do trono de Nápoles, apaixona-se por Miranda. Próspero castiga-o, mas ao tomar consciência do amor dos dois jovens, desiste da vingança, retomando o Ducado.

A tempestade é uma história de vingança e de amor.

Já tinha visto na Quinta da Regaleira uma outra peça, também encenada pela companhia Teatral Tapafuros - "A Folia" e ADOREI, daí ter tido vontade de repetir a experiência com outra peça "A Tempestade" e ter gostado bastante. Contudo, penso que esta encenação da "Tempestade", poderia à semelhança da peça "A Folia" ter tirado mais partido da magia imensa da Quinta da Regaleira, tornando a representação mais dinâmica, aproveitando os vários recantos para representação. Não todos, claro está, mas alargar um pouco o cenário e apesar de dar mais trabalho a nível logístico torna-se muito mais interessante.
Mas acho que este pormenor teve a ver simplesmente com o facto de a peça "Folia" pelo seu conteúdo proporcionar mais cenários.


Não percam, aproveitem, deixem-se levar pela magia...deixo só um conselho para que nada estrague a magia desta noite, não se esqueçam de levar um agasalho porque as noites em Sintra são frias...ah, e já agora, calçado confortável.

www.sainete.com